Dentro do projeto viário do Arco Leste, a obra relacionada ao trecho 1 entra em nova etapa, com instalação das vigas que formarão os viadutos de transposição da linha férrea. Iniciada no final de 2019, a obra de pavimentação fará a interligação da Avenida dos Pioneiros, após a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a BR-369. Para execução dos trabalhos, são investidos R$ 4.497.018,30 em recursos públicos, e a conclusão é prevista para o final de outubro.

.
. | Foto: Emerson Dias/N.Com

Os viadutos que farão a transposição da linha férrea, no Trecho 1, exigem a instalação de 32 vigas longarinas, um trabalho de grande porte que iniciou nesta sexta-feira (28). São 16 vigas longas, com 24 metros cada, e outras 16 vigas curtas, com oito metros de comprimento cada uma, que formarão os dois viadutos, sendo que cada um receberá oito vigas longas e oito vigas curtas. Após o lançamento das vigas, que deve ser concluído até domingo (30), começam os serviços de colocação das pré-lages, concretagem das vigas e do tabuleiro.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a conclusão do Arco Leste, com obras do trecho 1 e 3 em andamento, deve ocorrer até o final deste ano. "O trecho 1 ocorre em uma região de Londrina que se desenvolve cada vez mais e tem crescido bastante, pois a implantação da UTFPR trouxe novos empreendimentos imobiliários. E a obra vai atender essa região, possibilitando a mobilidade urbana aos moradores e frequentadores da área”, destacou.

O secretário de Planejamento frisou também que esta etapa, de instalação das vigas para transposição da linha férrea, vai permitir que a obra avance com rapidez e qualidade. "Iniciamos hoje uma fase importante da obra, com a colocação das vigas de sustentação dos dois viadutos que estão sendo construídos, e isso nos traz muita alegria. Londrina batalhou muito para conquistar essas obras, em meio a uma crise econômica, e é um privilégio ter tantas obras concluídas e em andamento, desde pequenas intervenções em bairros e distritos, até obras gigantescas de infraestrutura. Dos cinco trechos do Arco Leste, três foram entregues, e até o final do ano pretendemos entregar os trechos 1 e o 3. Todos os servidores e equipe técnica envolvidos estão de parabéns, pois esse projeto exigiu muito trabalho, organização e engajamento da equipe municipal, de diversas secretarias”, comentou.

Durante visita ao local dos trabalhos, o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, reforçou a relevância da intervenção para melhoria no tráfego da região leste. "É um momento importante de uma obra importantíssima da cidade, haja vista que vai melhorar muito a mobilidade de quem mora na região leste. As famílias e moradores terão outras alternativas, tanto para ir para a região de Ibiporã quanto para o centro da cidade. Aliado a isso, estamos duplicando também a Avenida dos Pioneiros, o que vai melhorar ainda mais a mobilidade, trazendo segurança a motoristas e pedestres, uma grande conquista para a cidade”, finalizou.