Promessa de ser uma ligação alternativa entre a PR-445 e a BR-369, o Arco Leste de Londrina deve ser finalmente concluído dentro de 60 dias. É o prazo considerado necessário para entrega dos dois últimos trechos. O projeto foi dividido em cinco partes, com início a partir da quinta, em 2016.

Obras no trecho 3 começaram em janeiro do ano passado e têm custo de R$ 10,5 milhões
Obras no trecho 3 começaram em janeiro do ano passado e têm custo de R$ 10,5 milhões | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

O trecho três compreende a ligação entre a avenida José Ventura Filho até a Robert Koch, na zona leste, contornando por trás o aeroporto Governador José Richa. Os trabalhos começaram em janeiro do ano passado e a previsão de entrega era janeiro de 2021. No entanto, foi dado um prazo adicional até 9 deste março. Na terça-feira (2), secretários municipais e representantes da empresa responsável acordaram uma nova data. A empreiteira pediu mais três meses, porém, o poder público não concordou e liberou 60 dias, ou seja, o limite para finalização das intervenções é maio.

O período foi autorizado por conta das chuvas do mês de janeiro e acréscimo de serviços, como a construção de uma rotatória na avenida do Limoeiro, além da dificuldade com uma adutora da Sanepar.

“A pista tem um canteiro central pequeno. Hoje não tem linha de ônibus lá, mas vai ter. Então, um retorno de ônibus num canteiro pequeno iria ocupar praticamente a pista inteira. Como não têm muitos cruzamentos, a velocidade deverá ser de 50 km/h e é perigoso um ônibus ficar parado para fazer conversão. É uma região com fluxo de veículos muito grande. Devido a isso, fizemos a rotatória, que vai garantir segurança", explicou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

A obra tem custo de R$ 10,5 milhões, sendo a mais cara entre os cinco trechos, e compreende execução de duas pistas, sistema de drenagem, calçadas, travessia sobre o Córrego Limoeiro, bueiro celular e iluminação. “É uma obra que se mostra de qualidade, principalmente, nos acabamentos. O Arco Leste é uma obra importante”, destacou Fábio Cavazotti, secretário municipal de Gestão Pública, que fez a vistoria dos serviços com outros membros da prefeitura na terça.

TRECHO UM

Já o trecho um do Arco Leste, entre a avenida dos Pioneiros até a marginal da BR-369, deverá ficar pronto ainda em março. A estimativa é que a entrega aconteça no dia 22, quando acaba o tempo do último aditivo avalizado e o trânsito no local será liberado. Atualmente, o lote está em 92% de execução, restando retoques, junta de dilatação e conclusão de asfaltamento em uma pista, o que engloba a aplicação de produto de impermeabilização e o asfalto em si. Na localidade, um viaduto foi edificado sobre a linha férrea

A parte em que os operários estão concentrados, inclusive, deveria ter sido feita por uma loteadora instalada na região como contrapartida. Entretanto, a empresa não cumpriu com o combinado e a construtora responsável, que venceu a licitação, recebeu mais R$ 807 mil para assumir este extra. "O empréstimo junto à Caixa Econômica Federal exigia que existisse funcionalidade na obra, ou seja, não poderia ser entregue com uma pista só. Estamos executando agora e na sequência vamos cobrar este custo da loteadora", afirmou Verçosa.

As melhoras relacionadas ao trecho dois (avenida dos Pioneiros), quatro (avenida das Américas) e cinco (avenida Waldemar Spranger) já foram finalizados e liberados ao longo dos últimos anos.

Avenida dos Pioneiros: duplicação de uma extensão de quase um quilômetro
Avenida dos Pioneiros: duplicação de uma extensão de quase um quilômetro | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

AVENIDA DOS PIONEIROS

Na mesma região do trecho um está em andamento a duplicação de uma extensão de quase um quilômetro, perto da rotatória da avenida Jamil Scaff até a avenida das Laranjeiras. Segundo o secretário de Obras, a execução está em fase final. “Está finalizando questão de galeria no início da pista, mas a pavimentação, na maior parte do trecho já está feita”, informou.

No cruzamento da Pioneiros com Laranjeiras haverá uma rotatória. Com custo de R$ 2,6 milhões, a intervenção deveria acabar em dezembro, mas foi dado mais prazo depois de a empresa cometer um erro no nível das pistas a serem executadas.