A cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, está com o seu título de município Amigo da Criança ameaçado. Depois de ganhar o selo do Conselho Nacional, no início de agosto, foi denunciada a falta de um Conselho Tutelar na cidade, o que contraria as regras do Unicef. A eleição do Conselho Tutelar em Araucária aconteceu em setembro de 1999 mas foi anulada por causa de irregularidades.
Segundo Rita de Cassia Catanelli, coordenadora nacional do projeto, não existe denúncia formal sobre o caso e enquanto isso não acontecer o título será mantido. ‘‘Acreditamos nas indicações feitas pelo Conselho Estadual’’, disse Rita de Cássia.
No final do ano passado, porém, a promotora Estela Floriani Burda, de Araucária, encaminhou denúncias do caso para a Secretaria de Estado da Família e Assuntos da Criança. ‘‘Foi solicitada a interferência nesse caso, mas nada foi feito’’.
A secretária de Educação de Araucária, Sueli Ikodi, afirmou que existe um projeto de lei na câmara municipal para regularizar a situação. Regina Costa, do Conselho Estadual não foi encontrada para falar sobre a denúncia e explicar a indicação de Araucária para ganhar o prêmio.

mockup