A Prefeitura de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) lançou nesta quarta-feira (9) o aplicativo Patrulha Rural, com o objetivo de reforçar a segurança da população das áreas rurais. A ferramenta foi desenvolvida por meio da Guarda Municipal de Arapongas; integrada à Secretaria de Segurança Pública e Trânsito e será operacionalizada através da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar.

“Mais uma ferramenta para ampliar a segurança. Temos um mapeamento das zonas rurais de Arapongas. A Patrulha Rural da PM de Arapongas já vem passando nessas propriedades levando orientações. Todo o acionamento será direcionado ao Copom da 7ª CIPM. Nova ação integrada que dará bons resultados”, disse o secretário da Segurança, Paulo Argati. “Um sistema inovador e moderno. . E além disso, algo que não terá custo para as comunidades rurais.", acrescentou o prefeito Sérgio Onofre.

COMO FUNCIONA

Durante o lançamento, o GM João Maicon de Marques e o sargento da PM, Rafael, responsável pelo Patrulhamento Rural, fizeram uma demonstração do acionamento do aplicativo Patrulha Rural. A equipe da Patrulha Rural (PM) tem ido nas propriedades rurais para mapeamento e orientações. Nesse momento, é feito o cadastro da propriedade rural e do responsável junto ao novo sistema (disponível para celulares androids).

Após o cadastro, a equipe da Patrulha Rural solicita o aplicativo junto à GMA (Guarda Municipal de Arapongas). Após a liberação, a equipe faz a instalação do aplicativo no celular do usuário, além de toda a configuração e testes. Em seguida, o aplicativo já fica disponível para o acionamento; que cairá diretamente na Central da PM (Copom).

Para acionar, basta clicar em “URGÊNCIA – CLIQUE AQUI”, seguido de “ Acionar a Polícia Militar” – clicar em SIM. A mensagem “Polícia Militar foi acionada, proteja-se e aguarde a equipe chegar” vai aparecer na tela do celular. Um alerta sonoro será gerado no Copom. As equipes identificarão a localização da propriedade e o responsável pelo acionamento. A viatura mais próxima será encaminhada ao local. “Isso vem para trazer mais tranquilidade na área rural. Já temos feito todos os cadastros e orientando a comunidade rural”, acrescentou o sargento PM, Rafael. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)