A Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (13), em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina).

A Casa de Acolhimento, iniciativa da prefeitura municipal, é um espaço de suporte para as vítimas de violência doméstica, principalmente nas ocorrências de fim de semana e feriados, em períodos noturnos, em que as equipes policiais e guardas municipais não têm respaldo para manter a vítima de agressão ou ameaça em segurança, junto de seus filhos, até que a prisão do agressor ou a medida protetiva sejam efetivadas. “Fazer segurança pública também é isso: auxiliar e dar dignidade às pessoas vítimas de violência física”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre.

O secretário de Segurança Pública, Paulo Sérgio Argati, lembrou que muitas vezes a viatura da PM ou da Guarda Municipal chega à casa da vítima para atender a ocorrência e o agressor foge pulando o muro dos fundos. “Os agentes de segurança vão embora com peso na consciência, pois a vítima muitas vezes não tem onde ficar e o agressor pode voltar a qualquer momento e seguir com a violência. Agora, com essa Casa de Acolhimento, as coisas vão mudar”, afirmou

A secretária da Assistência Social, Terezinha Canassa, lembrou que mal havia assumido o cargo quando foi chamada para ajudar na tarefa de viabilizar, em 30 dias, a Casa de Acolhimento. “Graças à união de toda a equipe, o projeto se tornou realidade”, comemorou. Camila Costa, delegada chefe da Delegacia da Mulher de Arapongas, frisou que a medida protetiva muitas vezes demora 48 horas. Nesse período, a vítima que não tem familiares na cidade não sabe para onde ir. “Agora elas têm esse espaço, com assistente social, psicóloga e o suporte necessário."

Localizada na área central da cidade, a Casa de Acolhimento terá a servidora Elda Barros como coordenadora. (Com informações da prefeitura de Arapongas)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1