As prefeitura de Arapongas, Cambé e Rolândia, na Região Metropolitana de Londrina, realizam ações para enfrentamento do frio e atendimento à população mais vulnerável, especialmente a em situação de rua. Distribuição de cobertores e roupas, oferta maior de acolhimento em abrigos temporários e ações combinadas com vacinação são algumas das práticas.

ARAPONGAS

A campanha “Cabide não sente frio” coleta peças de roupas em diversos pontos de Arapongas e segue até agosto. Até agora, foram arrecadas 13.671 peças de roupas e 812 pares de calçados, que são destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade.

Campanha em Arapongas segue até agosto
Campanha em Arapongas segue até agosto | Foto: Prefeitura de Arapongas - Divulgação

A população em situação de rua é atendida inicialmente no CentroPop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), um serviço de média complexidade municipal, e são encaminhadas para o abrigo, o Appa (Aprisco Pássaros da Paz de Arapongas), conforme explica a secretária de Assistência Social, Ismailda Ferreira de Lima da Silva. “Atendemos a população de rua no CentroPOP com alimentação, serviços de saúde, vestuário, documentação e materiais de higiene pessoal. Lá eles podem tomar banho, lavar roupas e têm outros encaminhamentos, sempre conforme cada um deles solicita”, explica.

São em média 45 pessoas em situação de rua na cidade e o atendimento prevê ainda acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 e IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). “A parceria com a (secretaria municipal de) Saúde é permanente para a testagem de ISTs e agora com pandemia foi incluído o teste para a Covid-19, além dos atendimentos do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e epidemiologia”, reforça a secretária.

Arapongas tem duas unidades do Caps, para atendimento de transtornos mentais graves e persistentes e outro para transtornos devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Se necessário são feitos encaminhamentos para internação após avaliação de equipe de saúde multidisciplinar. “Temos vários encaminhamentos para tratamento de dependência química ao álcool e às drogas, em hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas fora da cidade”, informa Silva.

SERVIÇO - Doações para a campanha “Cabide não sente frio” podem ser levadas até uma das 29 unidades básicas de Saúde, à prefeitura ou a um dos três Cras (Cras/DEL Condor, Cras/Zona Sul e Cras /C.S.U.). Mais informações na secretaria de Assistência Social pelo fone (43) 3902 1335.

CAMBÉ

As ações especiais de inverno em Cambé consistem na intensificação da abordagem a pessoas em situação de rua, com ampliação de vagas na casa de passagem Padre Manoel Coelho Souza, que oferece banho quente, pouso e refeição. Complementam esse atendimento a campanha “Cambé que aquece” para arrecadação de cobertores novos em parceria com empresários da cidade e ainda o atendimento direcionado às famílias em vulnerabilidade por meio dos seis postos do Cras. A secretária municipal de Assistência Social, Lucilene dos Santos Diório, informa que o atendimento na casa de passagem funciona 24 horas diariamente.

Secretaria de Assistência Social de Cambé  distribuiu cerca de 480 cobertores às famílias mais vulneráveis e aos moradores em situação de rua: ações seguem até setembro
Secretaria de Assistência Social de Cambé distribuiu cerca de 480 cobertores às famílias mais vulneráveis e aos moradores em situação de rua: ações seguem até setembro | Foto: Prefeitura de Cambé - Divulgação

Por meio da campanha foram arrecadados até agora 480 cobertores, mas Diório explica que precisam de mais unidades. “As famílias atendidas pelos Cras também recebem parte desses cobertores, assim como a população nas ruas que não aderiu ao abrigo”, justifica. As ações seguem até setembro, especialmente para as pessoas situação de rua, a depender do clima. “Se persistirem os dias frios vamos seguir atendendo”, estima a secretária.

No “Cambé que acolhe”, que funciona de forma permanente, vários itens como móveis, vestuário, roupa de cama e banho, eletrodomésticos são recolhidas pela secretaria e encaminhadas às famílias em emergência, previamente cadastradas. Diório alerta para as boas condições dos objetos doados. “Quem for doar precisa atentar para a condição dos produtos, pois quem recebe nem sempre pode providenciar conserto ou reparo”, reforça. A Assistência Social pode inclusive buscar essas doações.

A prefeitura também arrecadou alimentos durante a vacinação contra a Covid-19.Foram contabilizadas 3 toneladas doadas que seguem também para entidades como Vicentinos e outras associações voluntárias.

Os idosos antes atendidos nos CCI (Centro de Convivência de Idosos), durante a pandemia passaram a receber um atendimento remoto. “Fizemos kits que são entregues nas casas para os idosos terem uma atividade e também temos um trabalho virtual”, conta a responsável pela Assistência Social do município. O atendimento remoto alcança 65 idosos e presencialmente nos CCIs, 130 idosos.

SERVIÇO: Mais informações na secretaria de Assistência Social, pelo fone (43) 3174-0292, das 8h às 17h

ROLÂNDIA

As ações de abordagens nas ruas foram intensificadas também no período da noite em dias mais frios em Rolândia O atendimento é feito pelo abrigo Ceel (Cultura, Educação Esporte e Lazer), que tem convênio com a prefeitura. Oferece pernoite e alimentação e o acolhimento para os que aceitam. A abordagem do abrigo CEEL é feita diariamente, conta o secretário municipal de Assistência Social, Marcos Diego Silva. “Às pessoas que não aceitam o acolhimento, oferecemos agasalhos e roupa suficiente para se protegerem nos dias de temperatura mais baixa”.

Em 2 de julho, durante a abordagem diária, foi realizada a vacinação contra Covid-19 de 26 pessoas em situação de rua, além do encaminhamento para a cidade de origem de uma pessoa que aceitou o retorno. Segundo o secretário, na cidade são cerca de 15 pessoas em situação de rua e mais 10 na chamada população em trânsito.

Ainda em parceria com a secretaria da Saúde, foi incentivada a doação de roupas no dia da vacinação contra a Covid-19, com o Drive-Thru Solidário. Quem comparece para ser vacinado pode levar roupas para doar e a secretaria faz a triagem e distribuição posterior entre os 3 Cras.

A Campanha do Agasalho 2021 conta com o apoio do Sesc na divulgação e também parceria com a secretaria de Educação, que organizou a Gincana Solidária. Participam 21 escolas e centros municipais de educação infantil, que são incentivadas a participar da campanha. Serão premiadas as três instituições que mais peças recolherem. Podem ser doados cobertores, roupas de frio e calçados. Até agora, a prefeitura arrecadou 30 mil peças. “A gincana gerou um grande engajamento da comunidade e vieram realmente muitas peças. Inclusive a provável campeã é uma escola em localidade bastante necessitada. Vimos bastante solidariedade nessa iniciativa”, conta o secretário de Assistência Social.

SERVIÇO - As doações em Rolândia podem ser feitas diretamente em um dos três Cras, que atendem das 8h às 17h, ou solicitar pelo telefone (43) 3906 1139 - com WhatsApp - para que a secretaria vá recolher.

Cras Arnaldo Garcia - rua Saguaragi, 515, Vila Oliveira, fone (43) 3255-2730

Cras Regina Maura Oliveira - rua Francisco Ramos Pereira, s/n, jardim San Fernando, fone (43) 3906 1015

Cras Luiz Picinin - rua Ivaí, 635, jardim Nobre, fone (43) 3906 1027

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1