A Prefeitura Municipal de Arapongas aplicou mais de 2.300 doses das vacinas contra o novo coronavírus na cidade. Além de profissionais de saúde, a cidade também realizou a aplicação das doses em agentes funerários e idosos acima de 90 anos. Na última quinta-feira (11), a secretaria municipal de Saúde iniciou a aplicação da segunda dose da Coronavac.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas aplicou mais de 2.300 doses da vacina
| Foto: Divulgação

“Nós aplicamos mais de 2.300 doses no total. Ainda temos cerca de 320 doses, fora as 1.332 doses da Coronavac para a aplicação da segunda dose, da qual já iniciamos a realização”, explica Moacir Paludetto Junior, secretário municipal de Saúde.

Ao todo, o município recebeu 3.884 doses de vacina, com lotes de 1.332 doses da Coronavac, 900 da AstraZeneca, mais 320 doses de Coronavac e o lote de segunda aplicação das 1.332 doses da Coronavac.

Com esse número, o secretário explica que todos os servidores da saúde do município foram vacinados. “Todos eles, independentemente se atuam diretamente ou indiretamente no enfrentamento à Covid-19. Pessoas da atenção básica, CAPS, agentes de endemias, todos os profissionais de saúde do município foram vacinados”, afirma.

Também foram vacinados os trabalhadores de saúde, que prestam assistência direta aos pacientes em serviços credenciados ao SUS, por meio do Cisvir; profissionais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); trabalhadores de laboratórios e farmácias envolvidos na coleta e processamento de testes para a Covid-19; agentes funerários; todos os profissionais dos hospitais Honpar (Hospital Norte Paranaense), Santa Casa e Santa Rita. O Plano Municipal de Imunização estima que há 3.085 profissionais de saúde na cidade.

Entre os idosos, a prefeitura iniciou a vacinação das pessoas acima de 90 anos. “Centralizamos as aplicações com equipes volantes, alguns idosos foram até as unidades por meio de agendamento e, para aqueles acamados, fomos à residência até a última sexta-feira (12). Nesse sistema, foi um pouco mais de 358 doses de vacina para essa população”, explica o secretário. Na segunda-feira (15), as equipes também estiveram nas três ILIPs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) do município, entre idosos e profissionais, 130 pessoas foram vacinadas.

O secretário também destaca que cerca de 30 estudantes de medicina do 5º e 6º anos que estão no internato na Honpar foram vacinados, ainda que não sejam moradores da cidade. “Tenho discutido a necessidade de o município de origem destas faculdades realizarem estas vacinações, mas sem sucesso até o momento”, afirma Paludetto Junior. Os estudantes que fazem internato no Honpar são da PUC (Pontifícia Universidade Católica), de Londrina, e Uningá, em Maringá.

No momento, o município está com estoque baixo e aguarda a chegada do próximo lote, mas enquanto isso, dá continuidade ao plano de imunização e à aplicação da segunda dose da vacina.

O secretário não afirma quais serão as próximas etapas, porque diz que vai depender da quantidade de doses recebidas. “Não posso afirmar que será a vez dos idosos acima de 85 anos, como manda o plano de imunização, porque pode não chegar dose suficiente para todos eles. Então, vou aguardar a chegada dos novos lotes para comunicar qual será a faixa etária atingida, se será a partir dos 89 anos, ou de 88 para cima, vai depender de quanto nós tivermos”, afirma.

Até o momento, toda o processo de imunização foi centralizado por equipes determinadas, fixas ou volantes, no intuito de ter controle maior do trabalho, mas o secretário não descarta novos processos. “Estamos nos organizando para termos pontos estratégicos de vacinação, mutirões, inclusive, no Expoara, que é um estabelecimento grande, que pode ser virde apoio para vacinação de um grupo maior. Em outras campanhas, nós já fizemos a vacinação em mutirões, a gente tem uma capacidade de realizar, pelo menos, cinco mil doses em um único dia, mas vai depender da quantidade de doses recebidas”, argumenta.