Seguindo a nova normativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), oficializada pelo Ministério da Saúde – e também através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) abre nesta terça -feira, 25, a aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos.

Podem receber a dose bivalente pessoas que tomaram, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; intervalo da última dose de 4 meses.

LOCAIS E HORÁRIOS

Pronto Atendimento 18 Horas Luiz Beffa (Jardim Petrópolis), das 07h às 13h00.

Pronto Atendimento 18 Horas Antônio J. Marques (Zona Sul), das 6h30 às 17h30.

Pronto Atendimento 18 Horas Oswaldo Filla Jr (Conjunto Flamingos), das 06h30 às 18h00.

Clínica do Bebê (Rua Perdizes, 1420 – centro), das 07h às 18h.

Confira também através do link: https://www.arapongas.pr.gov.br/coronavirus-agenda_vacinacao.php#banner_vacina

- Documentos para todos:

CPF, Cartão SUS, documento com foto e carteira de vacinação.

DOCUMENTOS para grupos

- Gestantes: carteirinha de gestante, exame ou declaração médica;

- Trabalhadores de saúde: carteira ou contrato de trabalho, carteira do conselho profissional de classe.

IMPORTANTE: Os imunizantes bivalentes protegem contra as formais mais graves da Covid-19, evitando o agravamento do quadro clínico em casos de infecção pelo vírus.

SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda a aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos. Cada município deverá organizar o chamamento do novo público, de acordo com a demanda e quantidade de doses disponíveis. Inicialmente, as equipes municipais poderão utilizar as vacinas que possuem em estoque até que novas remessas sejam enviadas pelo governo federal.

A vacinação contra a Covid-19 no Paraná com as doses bivalentes completa dois meses nesta quinta-feira (27) e registra até esta terça-feira (25) 666 mil doses aplicadas. O número corresponde a 45% das 1,5 milhão das doses enviadas aos municípios.

O Estado está preparando, ainda para essa semana, um novo envio de 156 mil doses que estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) em Curitiba, para as 22 Regionais de Saúde. A Sesa deve receber nos próximos dias um novo lote do Ministério da Saúde que será destinado também para a ampliação do novo público.

No Brasil, 10,5 milhões de pessoas receberam a dose de reforço com a bivalente. O Estado é o 5º no ranking nacional com o maior número de doses aplicadas, em números absolutos, atrás de São Paulo (3,3 milhões de doses), Minas Gerais (1,1 milhão), Rio de Janeiro (1 milhão) e Rio Grande do Sul (712 mil).

(Com informações da Prefeitura de Arapongas e da AEN)