Arapongas - Moradores de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) interessados em ter seus animais atendidos pelo Programa de Esterilização de Cães e Gatos devem providenciar ficha de cadastro na Seaspma (secretaria municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente). De acordo com o secretário Renan Rodrigues Manoel, a proposta inicial é atender pelo menos 500 animais.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas abre cadastro para programa de castração de animais

"Porém, há alguns critérios para que os proprietários possam enquadrar seus animais”, explica Manoel. Segundo ele, o benefício se estende a ONGs, acumuladores/proprietários e pessoas comprovadamente de baixa renda. “No caso da renda, é preciso que a pessoa seja beneficiária do Bolsa Família”, explica o secretário. Os critérios estabelecidos pelo governo estadual, que realiza o projeto de castração, têm como objetivo evitar que pessoas com poder aquisitivo levem seus animais para castração, fato ocorrido em algumas cidades, no início do programa, prejudicando outras que são de baixa renda.

Manoel explica que as pessoas interessadas devem procurar, a partir desta quinta-feira (5), a Seaspma (rua Marabu, 800) e preencher a ficha de cadastro. Ele informa que o cadastramento é também um pré-requisito estabelecido pelo governo para conhecer a demanda pelo serviço no município. As atividades devem ser realizadas em setembro.

Até o final do ano passado, o governo estadual já havia realizado a castração de 10.977 animais domésticos em 34 municípios paranaenses através do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, iniciativa inédita no País. Os procedimentos iniciaram em julho de 2020 e acabaram atrasando devido à pandemia da Covid-19. Mas foram tomadas medidas sanitárias para evitar o contágio, como distanciamento mínimo, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, e as atividades retomadas. O objetivo do Programa é o controle populacional de cães e gatos no Estado e a prevenção de zoonoses. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)