O prefeito de Apucarana (Centro-Norte), Júnior da Femac, decretou a gratuidade no transporte coletivo urbano de passageiros para este domingo (2), quando são realizadas as eleições gerais para os cargos de deputados federal e estadual, senador e, em primeiro turno, para governador e presidente da República.

A medida, que segue recomendação do STF (Supremo Tribunal Federal), beneficia diretamente os eleitores com menor poder aquisitivo. “A suspensão da tarifa para o dia da eleição visa garantir que todo cidadão tenha a oportunidade de exercer com plenitude o direito constitucional ao voto. Em caso de segundo turno, o decreto prevê gratuidade também no dia 30 de outubro”, pontuou o prefeito.

LEIA TAMBÉM:

= A eleição mais acirrada pós-redemocratização

= Paraná revoga resolução que proibia venda de bebidas alcoólicas

= Descarte de "santinhos" nos locais de votação é crime eleitoral

Segundo dados do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), 94.621 eleitores estão aptos a votar neste domingo em Apucarana.

A concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros será ressarcida pelo município de acordo com o número de passageiros transportados na data em que a gratuidade vigorar. “Com esse decreto o município contribui para o fortalecimento da democracia, dando todas as condições para que o eleitor se desloque ao local de votação sem depender da ajuda ou transporte de terceiros”, disse Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1