Apucarana - A partir da próxima quarta-feira (21), as escolas municipais de Apucarana (Centro-Norte) devem retomar as aulas presenciais para as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A decisão foi tomada em reunião realizada na semana passada entre representantes da prefeitura , do Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas, conselhos escolares e Associações de Pais, Mestres e Funcionários das escolas.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana retomará aulas presenciais na quarta-feira
| Foto: Prefeitura de Apucarana - Divulgação

De acordo com o prefeito Junior da Femac, os pais poderão optar entre mandar seus filhos para a escola ou mantê-los assistindo as aulas online. “A Autarquia Municipal de Educação vai fazer um levantamento junto às famílias nos próximos dias, para verificar a quantidade de crianças que voltarão aos bancos escolares. Destacamos que as escolas municipais estão adotando protocolos rígidos de prevenção à Covid-19 e que a Autarquia de Saúde vai acompanhar de perto todo o processo de retomada das aulas presenciais,” garantiu.

A secretária de Educação Marli Fernandes lembrou que, no primeiro semestre, as escolas já receberam pequenos grupos de estudantes para a aplicação de avaliações diagnósticas. “A experiência nos mostrou que, tomando os devidos cuidados sanitários, é possível retomar as aulas presenciais com segurança,” afirmou.

Fernandes adiantou que uma nova reunião com o Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas deve ser marcada no mês de agosto. “Se tudo correr bem neste primeiro momento com os alunos de quarto e quinto anos, então nós iremos sugerir o retorno gradual das demais turmas dos CMEIs e escolas ao modelo presencial”, finalizou.

ESTATÍSTICAS DA VACINAÇÃO

Durante a reunião, o prefeito apresentou estatísticas da vacinação e do número de casos de Covid-19 no município. “O último grupo de professores e servidores escolares, com idades de 18 a 29 anos, recebeu a vacina no dia 16 de junho."

Em relação à saúde dos alunos, dados compilados pela Autarquia Municipal de Saúde apontam que 465 casos de Covid-19 foram registrados no município, na faixa etária de 0 a 9 anos, desde o início da pandemia. Não houve óbitos.

“O terceiro grupo que participa da comunidade escolar é composto pelos familiares dos alunos e dos profissionais da educação. Sobre isso, destaco que 65% da população apucaranense já recebeu a primeira dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19”, acrescentou o prefeito.

PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO

O vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, enfatizou a importância do cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19. “Se os professores e alunos utilizarem a máscara o tempo todo dentro das salas de aula e respeitarem o distanciamento nos momentos de entrada, saída e recreio, o risco de contágio pelo coronavírus será muito baixo nas escolas. Pedimos que os pais conversem bastante com seus filhos e os orientem em relação às medidas preventivas.” (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1