Apucarana realiza operação contra a dengue no lago Jaboti
Equipes da prefeitura e dos bombeiros fizeram uma limpeza no lago e no entorno do parque na manhã desta quinta
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de março de 2025
Equipes da prefeitura e dos bombeiros fizeram uma limpeza no lago e no entorno do parque na manhã desta quinta
Reportagem local

Equipes da Prefeitura de Apucarana (Centro-norte) e do Corpo de Bombeiros realizaram uma limpeza no Lago Jaboti na manhã desta quinta-feira (6). A ação faz parte da Operação Guerra Contra a Dengue, organizada pelo município.
Enquanto os bombeiros retiraram diversos materiais da orla, equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos e do Meio Ambiente, além de Agentes Comunitários de Saúde, fizeram a limpeza do entorno do parque. “A dengue do tipo 3 está circulando pela cidade, que é a mais agressiva e perigosa”, alerta o prefeito Rodolfo Mota, pedindo a colaboração da população no combate ao Aedes aegypti, eliminando potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença. “Não podemos descansar e, junto com as nossas equipes e a população, vamos fazer o bloqueio e o enfrentamento.”
O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, afirma que esta é mais uma entre as diversas ações que integram a Operação Guerra Contra a Dengue. “Junto com o 30º BIMec, nossos agentes estão fazendo as visitas domiciliares, levando orientações e solicitando que a população retire os móveis inservíveis que, na sequência, são recolhidos por equipes da Secretaria de Serviços Públicos”, exemplifica de Paula, citando ainda os testes rápidos de dengue que foram disponibilizados. Um lote com mil testes rápidos foi enviado pela Sesa (secretaria de Estado da Saúde) na semana passada.
O secretário de Meio Ambiente, Diego Silva, reitera que periodicamente a equipe faz a limpeza da orla do lago. “O Parque Jaboti é um local que recebe muitos visitantes e também têm os resíduos que chegam pelas galerias pluviais. A limpeza é um trabalho contínuo, que foi intensificado nesta ação”, pontua Diego.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A ação no Parque Jaboti também contou com a participação de estudantes da rede municipal, que tiveram a oportunidade de colocar em prática as orientações de educação ambiental que recebem em sala de aula. Os estudantes ajudaram a retirar do meio ambiente materiais como copinhos de plástico, garrafas pet e colheres de sorvete, entre outros. As crianças também puderam conversar com pescadores para conscientizar sobre a necessidade de recolher o lixo. Entre os cuidados, está o de não deixar linhas e anzóis, que podem representar riscos também para as capivaras.
BOLETIM DA DENGUE
Em 2024, Apucarana viveu uma epidemia da doença pela primeira vez na história com o registro de 18.619 casos e 27 óbitos. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Sesa nesta quarta-feira (5), Apucarana está com 92 casos de dengue em 2025.
Ainda de acordo com a Sesa, no estado, os números do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 47.144 notificações, 9.421 diagnósticos confirmados e quatro óbitos em decorrência da dengue.
No total, 378 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 262 possuem casos confirmados.
As regionais com mais número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (2.973); 17ª RS de Londrina (1.649); 12ª RS de Umuarama (815); 15ª RS Maringá (801) e 19ª RS Jacarezinho (538).
(Com informações da Prefeitura de Apucarana e Agência Estadual de Notícias)

