Apucarana - Após mapeamento das principais estradas rurais de Apucarana (Centro-Norte), a prefeitura municipal iniciou a instalação de placas de sinalização. O trabalho começou pela região do Distrito de Correia de Freitas, onde foram instaladas 19 placas. Ao todo, nesta etapa, deverão ser identificadas cerca de 200 estradas, abrangendo todas as regiões.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana instala placas na zona rural
| Foto: Divulgação - PMA

“Nesta etapa, estamos fazendo a sinalização das estradas que foram mapeadas. Num segundo momento pretendemos também colocar placas indicativas de pontos turísticos, como pousadas, cafés coloniais, cachoeiras, igrejas e atrativos da agricultura familiar, entre outros”, explica o prefeito Junior da Femac.

O mapeamento das estradas foi feito pelo Idepplan (Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana). “O objetivo é dar mais clareza ao cidadão comum. A pessoa que não mora na zona rural e não conhece o lugar que está visitando atualmente encontra dificuldades para se localizar, pois faltam identificações e referências”, pontua Carlos Mendes, superintendente do Idepplan e que coordena os trabalhos.

Mendes ressalta que, com o advento de caminhadas na natureza e dos esportes off -road, a zona rural deixou de ser um local exclusivamente de produção agrícola. “As pessoas cada vez mais buscam fugir da rotina da cidade e se refugiar, por determinados períodos, na zona rural, seja através de grupos de jipeiros, motoqueiros e bicicleteiros ou em caminhadas e cavalgadas”, salienta Mendes.

Ao colocar as placas, a equipe responsável também está verificando a situação das estradas rurais. “É gerado um relatório, que depois será encaminhado para as secretarias de Agricultura e de Serviços Públicos. O objetivo é contribuir com o trabalho de recuperação das estradas, auxiliando com informações sobre a situação das mesmas”, observa Mendes.

CORREDOR DE TRÁFEGO

As obras do novo corredor de tráfego, interligando o Jardim São Pedro e a região do Jardim das Flores, são realizadas simultaneamente em três trechos e, segundo a prefeitura, estão na reta final. A remodelação e modernização estão ocorrendo numa extensão de cerca de 1.200 metros, abrangendo as ruas Hernando Pombo Ricardo e a João Luis Orlando. A obra faz parte de um conjunto de melhorias que vão proporcionar uma ligação mais rápida e segura de toda região do Jardim das Flores e Jardim Santa Helena com o centro da cidade”, afirma o prefeito.

O novo corredor de tráfego prevê ainda melhorias na Rua João Luis Orlando, que fica às margens do canal do Córrego Biguaçu, com a aplicação de recape sobre o paralelepípedo. Ao mesmo tempo, a empreiteira contratada pelo Município está executando obras que envolvem a abertura da rua no fundo de vale, no prolongamento da João Luis Orlando, o que permitirá o acesso por este local ao Jardim das Flores.