O programa social e ambiental “Feira Verde” deve começar a funcionar em outubro, em Apucarana (Centro-Norte). Para participar, as pessoas devem levar aos pontos de troca os materiais recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e outros), recebendo uma quantidade correspondente de produtos hortifrutigranjeiros de acordo com o calendário e critérios estabelecidos pelo Município.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana implantará programa de troca de hortifrutis por recicláveis
| Foto: Prefeitura de Apucarana - Divulgação

“Ganham as famílias que entregam os recicláveis e levam o alimento para casa; a Cooperativa dos Catadores (Cocap) vai processar uma quantidade maior de materiais; o programa também fortalece a agricultura familiar, que vai fornecer os hortifrutigranjeiros; e ganha ainda o meio ambiente, já que os recicláveis deixam de ser descartados de forma irregular na natureza”, pontua o prefeito Junior da Femac. O vereador Rodrigo Lievore “Recife” é o idealizador do programa.

Conforme prevê a Lei 047/2021, que instituiu o programa, o sistema operacional do “Feira Verde” será integrado pelas secretarias da Agricultura, do Meio Ambiente, Programa de Economia Solidária, Cooperativa dos Catadores, escolas, entidades assistenciais, e usuários do programa.

Nas próximas semanas, a prefeitura irá providenciar veículos, balanças e a estrutura física necessária para viabilizar a parte prática do projeto. Veículos da Cooperativa dos Catadores de Apucarana e da secretaria da Agricultura irão percorrer bairros para estimular a troca de materiais recicláveis por verduras, legumes, frutas, mel e ovos. A Agricultura também irá lançar um chamamento público para cadastramento dos produtores de hortifrutigranjeiros que desejem participar do “Feira Verde”.

ESPAÇO EMPREENDER

O Espaço Empreender, localizado na Vila Nova, do Programa Economia Solidária, recebeu nesta semana o engenheiro agrônomo André Maller, da secretaria municipal de Agricultura. Ele foi explicar aos horticultores como será feita a troca de produtos recicláveis por hortifrutis, pães, bolachas caseiras, geleias, mel e ovos. Basicamente, cada quatro quilos de recicláveis serão trocados por um quilo de alimento, podendo cada munícipe transacionar no máximo 20 quilos de vidro, plástico, papel e latas por cinco quilos de alimentos de uma só vez. “No ponto de troca haverá dois caminhões: um da Cocap e um com hortifrutis. Em um se deixam os recicláveis e em outro estão os alimentos”, disse André.

Estiveram presentes ao encontro os horticultores das hortas Acolher da UBS Ruth Eugênio e da UBS Maria do Café, os psicólogos Lucas Afonso e Letícia Fenato, a assessora Valdinéia Avíncola, a superintendente da Secretaria da Mulher Bete Berton, e a secretária da Mulher Denise Canesin, além dos horticultores. Todos foram recebidos pela coordenadora do Programa Municipal de Hortas Solidárias Maura Fernandes e pela equipe técnica formada por Ademir Fernandes e Adriana Carvalho. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1