Apucarana conquista tricampeonato
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de junho de 2000
Da Redação
Pelo terceiro ano consecutivo, Apucarana saiu vencedora no Dia do Desafio (Challenge Day), anteontem. Desta vez a vitória foi alcançada com uma mobilização de 59,16% da população, concorrendo contra Jaú (SP), que totalizou apenas 31% de mobilização. Entre as diversas tarefas realizadas, aconteceram algumas curiosas, como funcionários de uma empresa que levantaram dois automóveis com as mãos.
O Dia do Desafio é um movimento mundial de combate ao sedentarismo e incentivo às ações comunitárias. As cidades competem entre si e vence quem conseguir mobilizar mais gente. Neste ano, oito cidades paranaenses participaram da competição.
Segundo o Serviço Social do Comércio, organizador da competição no Brasil, a greve das escolas estaduais prejudicou o movimento. Durante todo o dia, escolas, entidades, igrejas e empresas realizaram atividades físicas ou recreativas. Nas praças, crianças, adolescentes e idosos se reuniram para dançar e brincar.
Umuarama mobilizou 50 mil moradores (55%), mais da metade da população. Umuarama venceu a cidade de Condega, da Nicarágua, que mobilizou apenas 6% da população. Um grupo de cabeleireiros passou a tarde cortando cabelos de graça em uma praça. Entretanto, uma das atividades que mais chamou a atenção foi o jogo de xadrez humano na quadra esportiva do Sesc. Vinte crianças eram as peças do jogo movimentado por enxadristas do município.
O Dia do Desafio em Guarapuava que foi encarado como uma revanche de 1998, quando São Carlos (SP) venceu, acabou sendo frustrado. Mesmo com uma participação de 42,75% da população, os 64.489 participantes não conseguiram superar os 44,75% de seu adversário paulista, que registrou 78.541 participações.
Ponta Grossa mobilizou 24,2% da população, contra 30% de Trujilo (Peru); Francisco Beltrão 93,2% e Artigas (Uruguai) 16,4%; Cornélio Procópio (70,2%) venceu Marechal Cândido Rondon (53,3%).