Imagem ilustrativa da imagem APS Down Londrina é invadida por ladrões no fim de semana
| Foto: Divulgação

A semana começa com uma grande preocupação para os gestores e colaboradores da APS-Down (Associação de Pais e Amigos Portadores de Síndrome de Down) de Londrina. Na madrugada de sábado (18), a entidade foi alvo de ladrões, que arrombaram o espaço e levaram três botijões de gás, materiais de limpeza e manutenção, além de todas as torneiras e registros em metal.

“Já trabalhamos com dificuldade, contando sempre com parcerias, voluntários e agora temos que passar por isso”, desabafou Idalina Marques, diretora da escola Novo Caminhar APS Down.

Fundada em 1993, a APS-Down é uma entidade filantrópica que presta atendimento educacional e terapêutico especializado para 180 alunos. Também é mantenedora da creche de Educação Infantil Haydee Colli Monteiro, que assiste 60 crianças de 0 até três anos e oito meses. A instituição fica na rua Plutão, 245, no jardim do Sol (zona oeste).

Por conta do decreto municipal a respeito da Covid-19, a escola e a creche estão fechadas, mas o atendimento clínico está em funcionamento. “Percebemos que na sexta-feira alguém já tinha entrado e revirado alguns materiais, mas quando a zeladora chegou no sábado de manhã para fazer uma vistoria deu falta dos botijões, torneiras, ferramentas, escadas e outros materiais”, comenta.

Essa não é a primeira vez que a entidade sofre com a ação de ladrões. O local possui câmeras de segurança, mas Marques comenta que isso não tem sido suficiente para inibi-los. “Minha preocupação é que isso volte a acontecer e levem outras ferramentas de trabalho, comprometendo ainda mais o nosso trabalho. Contamos com a ajuda da comunidade, dos vizinhos, para que acionem a Guarda Municipal ou a Polícia Militar quando virem algo suspeito”, diz.

DOAÇÕES

Com o furto do fim de semana, a APS-Down pede a ajuda da sociedade para repor os materiais que foram levados. Além de torneiras, ferramentas, botijões de gás e materiais de limpeza, a entidade precisa urgentemente de álcool gel e máscaras de contenção para os atendimentos terapêuticos. “A gente vive de campanha para arrecadar dinheiro ou produtos e temos agora que pedir novamente ajuda a quem possa ajudar. O repasse do município e do Estado não são suficientes”, comentou.

SERVIÇO: Quem puder ajudar com a APS-Down com doações pode entrar em contato pelo telefone (43) 3338-9038 ou 99991-5003