O Hospital Dr. Anísio Figueiredo, o HZN (Hospital Zona Norte) de Londrina, passará a oferecer programas de residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral (duas vagas), Ortopedia (duas vagas), Clínica Médica (três vagas) e Saúde da Família e Comunidade (seis vagas). A previsão para o início das aulas é março, informa o diretor-geral do HZN, Reilly Lopes.

Os cursos relacionados ao trauma foram avaliados e aprovados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculado ao Ministério da Educação. Os projetos pedagógicos e a estrutura do hospital foram fiscalizados, avaliados e aprovados na Câmara Técnica e na plenária da CNRM. O próximo passo, agora, é organizar o processo seletivo. O HZN é vinculado à Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo Lopes, a entrada dos médicos residentes aos programas de Ortopedia, Clínica Médica e Saúde da Família e Comunidade se darão pelo Enare (Exame Nacional de Residência), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Já o ingresso para Cirurgia Geral obedecerá um processo seletivo próprio do HZN e edital nesse sentido será lançado em breve.

“O início dos programas de residência médica no HZN fortalece ainda mais a missão do hospital de fornecer atendimento de qualidade aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), ao mesmo tempo em que contribui para a formação de novos especialistas”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Com a supervisão de profissionais experientes, os residentes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos, desenvolver habilidades práticas e atuar em situações reais de urgência e emergência”.

Esse é o primeiro programa de residência no HZN. A Escola de Saúde Pública (ESPP), que tem expertise em relação a residências médicas já existentes no Paraná, está contribuindo nas etapas, com o credenciamento e fornecerá as bolsas para os residentes assim como o apoio no processo seletivo futuro.

Para Reilly Lopes, além de beneficiar diretamente os médicos em formação, o programa trará impactos positivos para Londrina e região. “O aprimoramento contínuo dos profissionais e a incorporação de novas práticas e tecnologias contribuirão para a melhoria dos serviços prestados, reforçando o compromisso do hospital com a excelência no atendimento”, afirmou.

RESIDÊNCIA

A residência médica proporciona treinamento prático e especializado após a conclusão da faculdade de medicina. Esse período é caracterizado por uma extensa carga horária de trabalho e estudo.

A especialidade de Cirurgia Geral permitirá aos residentes desenvolver competências em procedimentos cirúrgicos de média complexidade, atendendo a uma demanda significativa da população. Já o programa de Ortopedia capacitará profissionais para o diagnóstico e tratamento de doenças e lesões do sistema musculoesquelético, uma área de grande importância devido ao aumento de traumas e lesões ortopédicas.

Na área de Clínica Médica, os residentes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversas patologias, atuando de forma integrada no tratamento de pacientes com condições complexas. O programa de Saúde da Família e Comunidade reforça o papel do HZN no apoio à atenção primária, promovendo uma abordagem preventiva e integral para a saúde da população. (Com Agência Estadual de Notícias)