Aprovada verba para planetário
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 22 de abril de 2004
Lúcio Flávio Moura<br> Reportagem Local 
A Câmara Municipal de Londrina aprovou ontem em primeira discussão o projeto de lei do Executivo que autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial de até R$ 138 mil para a Secretaria Municipal de Educação readequar o espaço físico do Planetário de Londrina, instalado ao lado da Super Creche, na Área Central da cidade.
As obras do planetário com uma cúpula de oito metros foram concluídas em janeiro de 1993. O espaço, porém, nunca foi utilizado. O motivo é a falta de recursos para a compra de um projeto e de outros equipamentos. Há um ano, entretanto, a Fundação Vitae, instituição paulistana, aprovou o projeto ''Museu de Ciências e Tecnologia de Londrina'', encaminhado pela Universidade Estadual de Londrina. O apoio significou o financiamento da compra do projetor Cosmodyssée III, no valor de cerca de R$ 590 mil.
Em contrapartida, a instituição se comprometeu a fazer a adequação do prédio. De acordo com o prefeito Nedson Micheleti (PT), o investimento no prédio se justifica porque Londrina poderá ''ser um pólo de atração, cultura, pesquisa e conhecimento nas áreas de Astronomia, Astrofísica, Ciências Espaciais e Aeroespaciais, indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade moderna''.
No projeto enviado à Câmara, o prefeito também ressalta a importância de dar uma oportunidade aos estudantes de acesso ao conhecimento astrofísico e despertar interesses por pesquisa, ciências e tecnologia.
Se o projeto for aprovado em segunda discussão, serão construídos, ao lado da atual estrutura do planetário, sanitários, sala de informática, guarita de segurança, parque de exposições, marquise em alumínio, novas escadas, gradil, além de ser instalado um sistema de ar condicionado na área de projeção do planetário.


