Aposentados são alvo de golpistas em Apucarana
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de junho de 2008
Fernando Rocha Faro<br> Reportagem Local 
Apucarana - O golpe é antigo. Ainda assim, o número de aposentados que continuam sendo enganados por falsos operadores de empréstimos pessoais não pára de crescer. Em Apucarana, de acordo com o Procon local, pelo menos oito casos foram registrados nos últimos dias. No entanto, não há pistas dos golpistas.
De acordo com o coordenador do Procon de Apucarana, Germano Delben, os falsários procuram aposentados para oferecer empréstimos com desconto em folha. Na própria casa da vítima, fazem cópias dos documentos pessoais dos idosos e usam para aplicar o golpe.
Outra modalidade são as vendas de produtos, como eletrodomésticos e colchões, com valores muito acima dos de mercado. ''Houve um caso de venda de um travesseiro massageador que o golpista disse que o aposentado não precisaria mais tomar os medicamentos para diabetes'', relatou Delben.
A orientação para os aposentados é que não forneçam cópias dos documentos pessoais ou do cartão do INSS quando forem abordados em casa. Outro procedimento necessário é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Segundo Delben, a mesma quadrilha fez vítimas em Cambira, Jandaia do Sul, Califórnia e Novo Itacolomi. Os casos estão sendo encaminhados para a Promotoria Pública de Apucarana.
O promotor Eduardo Cabrini, da 4 Promotoria de Justiça de Apucarana, informou por meio da assessoria que ainda não recebeu notificações oficiais do Procon, mas que os casos serão investigados a partir das formalizações das denúncias.
O delegado-adjunto da 17 Subdivisão Policial, Luiz Carlos Manica, explicou que vai reunir todos os casos registrados nos últimos dias para pedir a suspensão da cobrança às instituições financeiras. ''A investigação da ilegalidade começa com a reclamação do consumidor. Não sabemos ainda se é uma quadrilha que está agindo na região'', declarou.
Londrina
De acordo com o coordenador do Procon em Londrina, Flávio Henrique Caetano de Paula, outra medida é recusar a contratação de empréstimos e a compra de produtos fora dos estabelecimentos. ''Os idosos são o alvo principal porque têm tempo de conversar quando são abordados em casa. O ideal é nem dar conversa'', ensinou.
Em Londrina, este tipo de golpe não tem sido registrado com frequência nos últimos tempos. Mas as vítimas têm algumas armas para tentar reverter o prejuízo quando os golpistas forem bem-sucedidos. Uma dica é usar o Direito do Arrependimento, que é previsto no Código de Defesa do Consumidor. Os contratos podem ser cancelados, sem ônus ao comprador, num prazo de até sete dias após a venda ou assinatura do contrato de empréstimo.
Outra forma de correr atrás do prejuízo é protocolar o pedido de ressarcimento por escrito no estabelecimento comercial ou financeiro, ou pelos Correios, através de carta registrada. No caso da aquisição de produtos, quando o paradeiro do vendedor é desconhecido, é possível acionar o fabricante na Justiça.


