Mariluz Após encontrar o corpo do suposto assaltante que o atacou na noite anterior no jardim da casa, um aposentado de 72 anos apresentou-se ontem pela manhã à Polícia Militar (PM) de Mariluz (35 km sudeste de Umuarama) como o autor do crime. O idoso, conhecido como Gaúcho e cujo nome completo está sendo preservado pela polícia, só descobriu pela manhã que tinha matado o rapaz com uma facada certeira.
Segundo depoimento dele à polícia, o assaltante, identificado como Marcos Antônio Costa, 25 anos, tentou arrombar a porta da cozinha de sua casa por volta das 23 horas de anteontem. Ao perceber o barulho, o aposentado teria segurado a porta do lado de dentro para evitar o arrombamento.
''Ele disse que o ladrão ficou bravo e ameaçou matar-lhe caso não encontrasse dinheiro na casa'', afirma o sargento Samuel Henemann. Segundo depoimento do idoso, o suposto ladrão conseguiu abrir uma fresta da porta. ''Aí ele pegou uma faca que estava em cima do fogão e desferiu contra o rapaz, fechando a porta novamente'', diz o sargento. Costa, também conhecido como Didi, foi ferido no tórax, embaixo da axila esquerda. Seu corpo foi encontrado a alguns metros da porta. Ele não estava armado.
O aposentado afirmou também que logo após a facada fugiu pela porta da frente da casa e foi procurar abrigo na residência da filha. Na manhã de ontem, quando voltou ao local acompanhado dela é que teria encontrado o corpo. O idoso trabalha como caseiro em uma chácara distante do Centro da cidade.
Segundo o sargento, Costa estava respondendo inquérito por furto de residência e há suspeitas que ele também estaria envolvido em uma série de assaltos a aposentados na cidade.
''Era um rapaz, que hoje acreditamos ser ele, que colocava uma camiseta na cabeça e assaltava aposentados logo após o recebimento da aposentadoria'', afirma. Segundo ele, pelo menos três idosos prestaram queixa de assaltos praticados por esse mesmo sujeito recentemente.

mockup