Uma das principais unidades escolares de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), a escola municipal Prefeito Mário de Menezes, no jardim Bom Pastor, será reconstruída. Nos últimos dias, a empresa que venceu a licitação entre cinco concorrentes demoliu a estrutura antiga. “A escola tinha um prédio acanhado, passou por muitas reformas, mas tinha pouca viabilidade de se fazer novas manutenções e ficar de modo adequado”, explicou o prefeito da cidade, José Maria Ferreira.

LEIA TAMBÉM:

= Reformas de escolas devem ser finalizadas até início do ano letivo

A escola terá uma área construída de cerca de 5.400 metros quadrados, o que vai possibilitar o aumento no número de crianças de 1º a 5º ano atendidas, que passarão de 175 para 500. Serão dois pavimentos térreos. A região onde fica a unidade, na zona leste, tem mais de 400 apartamentos em construção, além da projeção de um novo bairro com mais de 200 casas.

“Será um prédio para 20, 30 anos, arejado, que terá um novo conceito de biblioteca, laboratório de informática, salas de leitura, espaço para prática de lazer. A intenção é que seja em período integral, por isso, precisa de uma estrutura para atender as crianças”, destacou.

Projeção de como ficará a escola após a reconstrução
Projeção de como ficará a escola após a reconstrução | Foto: Núcleo de Comunicação Social/PMI

A obra tem prazo para conclusão previsto em contrato de 12 meses. “A empresa é de Curitiba, já fez outras obras para o Estado. Esta é uma obra complexa, com projeto arquitetônico executado pela secretaria municipal de Planejamento”, informou. O custo é de R$ 16,5 milhões, sendo que R$ 6,5 milhões são do orçamento municipal e o restante foi repassado pelo Governo do Estado, por meio da Sedu (Secretaria de Estado da Educação).

Enquanto a unidade estiver em obras, os meninos e meninas serão transportados até o Caic Vila Esperança, que fica a 1,3 quilômetro da escola Mário de Menezes. Em 2016, a unidade teve a quadra poliesportiva construída, com vestiários e 980 metros quadrados de área. Esta estrutura será mantida.

REPASSE DE ÁREA

Segundo Ferreira, o poder público ibiporãense também está negociando com o Estado o repasse de um terreno que fica próximo à escola, no jardim Canadá, para que sejam feitas outras obras voltadas à área educacional. O prefeito informou que o projeto de doação da área para o município deve ser enviado pelo governo para a Assembleia Legislativa.

“É uma área que vai atender diversos bairros, como Dom Bosco, Pires de Godoy. Este terreno era a antiga fazenda do Estado. Queremos reservar parte daquela área para alocar estruturas da educação, numa parceria com o governo estadual, e o restante para ampliar o plano urbano da cidade, já que é uma localidade em expansão”, elencou.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.