Londrina – Os ecopontos dos jardins Nova Conquista (zona leste), Primavera (zona norte) e Bandeirantes (zona oeste) serão reabertos. A decisão foi tomada após os carroceiros realizaram uma manifestação, ontem de manhã. Os dois primeiros locais foram interditados nesta semana depois que fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) verificaram a ocorrência de incêndios e o acúmulo desordenado de entulhos. Apenas o ecoponto do Jardim Santa Rita 5 (zona oeste) permanece aberto.
O protesto dos carroceiros ocorreu de forma pacífica em frente ao prédio da Prefeitura de Londrina, onde foram recebidos pelo prefeito Alexandre Kireeff. O grupo formado por dez pessoas reclamou da falta de espaços regularizados para o despejo dos materiais. "Se não reabrirem os ecopontos até amanhã (hoje), a gente vai voltar com mais carroceiros para reivindicar o nosso direito", ameaçou
o presidente da Associação dos Carroceiros de Londrina, Giuliano Custódio de Oliveira.
Em seguida, os carroceiros foram para a sede da Companha Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), na Avenida JK, onde se reuniram com o presidente da companhia, Carlos Alberto Geirinhas. Eles chegaram a um acordo no final da manhã. Geirinhas, explicou que as equipes farão a limpeza dos ecopontos para que os carroceiros voltem a utilizar o espaço. "Os representantes do IAP participaram da reunião. Até que a gente controle o incêndio e termine a limpeza nos ecopontos, os carroceiros não poderão deixar os materiais nesses locais. Vamos liberar os espaços de forma gradativa", ressaltou.
Os entulhos serão recolhidos de acordo com o cronograma estabelecido pela CMTU. As equipes começarão os trabalhos pelo ecoponto do Jardim Nova Conquista e seguirão pelos jardins Primavera, Bandeirantes e Santa Rita. "Acredito que em dois dias a gente consiga liberar o ecoponto do Nova Conquista", declarou Geirinhas.
O material recolhido será levado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), no Distrito de Maravilha (zona sul). Ao todo, a Companhia possui dez caminhões e duas pás carregadeiras para executar os trabalhos na cidade. Metade da frota foi destinada às ações de combate à dengue, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A liberação para o uso dos ecopontos continuará restrita aos carroceiros, aos moradores e aos pequenos geradores de resíduos. "Os grandes geradores precisam ser identificados e multados pelo crime ambiental. Eles devem fazer um plano de gerenciamento para destinar o resíduo por meio de uma empresa particular", ressaltou o presidente da CMTU. No entanto, como o efetivo de fiscais é reduzido, ele aposta na colaboração da Guarda Municipal, da Polícia Militar e dos próprios moradores para denunciar irregularidades.

Serviço
Quem flagrar caminhões de grandes empresas executando despejo irregular nos ecopontos pode ligar para (43) 3379-7954.

Continue lendo:

- Montanhas de entulhos em locais irregulares

mockup