A obra da Cidade Industrial de Londrina, na zona norte de Londrina, é considerada uma das mais importantes para a administração municipal, mas o atraso no cronograma de execução também pode levar ao rompimento de contrato com a empresa vencedora da licitação.

Imagem ilustrativa da imagem Apenas 3% das obras foram executadas na Cidade Industrial de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

A última medição, realizada na semana passada, ficou em 3%. "Nossa expectativa era de que ela (a obra) estivesse em torno dos 30% de execução", comentou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, nesta terça-feira (10) . A empresa será notificada nesta semana pela Prefeitura Municipal para se manifestar sobre a continuidade ou não do contrato.

A decisão por parte da empresa é porque "diferente do que estava traçado no projeto inicial será necessário readequar o nivelamento das ruas e isso impacta a empresa com a redução de aproximadamente 28% do valor da obra. Dessa forma, pode haver um rompimento de contrato sem aplicação de penalidade", afirma Verçosa.

Caso a empresa decida não continuar com o serviço, a Prefeitura deverá buscar o interesse de outras empresas que participaram da licitação e, se for necessário, abrir um novo certame.

Na semana passada, a empresa responsável pela obra se manifestou e informou que havia apresentado pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, alegando aumento nos preços dos materiais de construção por causa da pandemia da Covid-19, como concreto, aço, alumínio e estrutura metálica da guarita.

O complexo industrial terá área total de 1,1 milhão de m², com estrutura para abrigar 90 empresas. A expectativa é gerar 12 mil empregos. Serão quase 400 mil m² em área a ser construída, mais de 82.500 m² apenas em pavimentação, além de áreas verdes e fundos de vale, que serão preservados. (Colaborou Rafael Machado)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1