Apartamentos são interditados
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Diego Ribeiro<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Seis apartamentos do prédio Ilha do Coral, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, foram interditadas pela Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da prefeitura. Parte do terreno em frente dos imóveis caiu em decorrência das fortes chuvas.
''Anteontem eu vi o barro virando a caixa d'agua. Fiquei morrendo de medo'', contou a moradora de um dos imóveis interditados, Sônia Barros, 28 anos. As residências ficam em um condomínio, onde cerca de 70 famílias que aguardavam na lista da Cohab conseguiram adquirir em maio com o financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF). O prédio é da Companhia de Habitação (Cohab).
Sônia mora com a mãe e seu irmão há três meses no local e disse que estava com medo há alguns dias. Há quatro semanas o barranco começou a deslizar em razão das chuvas, mas dois dias atrás o problema aumentou com uma queda maior. ''Noite passada dormi na vizinha. Acabei de comprar tudo novinho e nem paguei ainda'', lamenta.
''Verificamos tudo. Foram interditados os seis apartamentos. E vamos tentar conter o problema, mas vai ser difícil porque o terreno está completamente encharcado. Há risco para os apartamentos'', explica o engenheiro civil da Cosedi, Jorge Castro.
De acordo com Castro, a responsabilidade é da construtora Cobec. Segundo o técnico da Cobec, Elias Barreiro, a equipe está colocando troncos de contenção para evitar novas quedas da terra. ''Se a chuva parar, em dez dias a obra termina'', acredita.
O objetivo da empresa é colocar redes de metal, conhecido como gabião, para conter definitivamente, mas só poderá realizar a estratégia quando o terreno estiver completamente seco. Enquanto isso, as famílias devem ficar em hotéis ou pensões nos próximos dias pagos pela construtora.


