Apartamento é destruído em mais um incêndio
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de setembro de 2004
Vanessa Navarro<bR>Reportagem Local 
Um apartamento localizado no sétimo andar do edifício Ravenna Residence, no Parque Guanabara (Região Central), foi destruído pelo fogo na madrugada de ontem. Este foi o terceiro incêndio grave registrado em Londrina em menos de 12 horas nos três casos, as residências tiveram perda total, com uma morte na Zona Norte.
O incêndio no edifício da Rua Montese começou pouco depois da meia-noite. De acordo com o comandante-operacional do Corpo de Bombeiros de Londrina, capitão Ricardo Jammes Teixeira, o fogo teria começado em um dos quartos do apartamentos, e foi visto pelo porteiro do condomínio, que chamou o socorro. ''Provavelmente o cômodo estava fechado e não havia ninguém nele'', observou. O capitão informou que havia moradores no local, mas ninguém se feriu. O fogo foi contido antes que atingisse outros apartamentos, mas a fumaça se alastrou pelo sétimo andar deixando marcas nas paredes externas do prédio.
A reportagem da Folha não conseguiu entrar em contato com os moradores do imóvel atingido, nem com o síndico do condomínio. O capitão Teixeira comentou que o edifício possuía todo o sistema de segurança contra incêndio, em acordo com as normas dos bombeiros, o que facilitou a saída dos moradores e evitou uma tragédia.
''Todo mundo desceu pela escada enclausurada e a fumaça se propagou em menor quantidade. Às vezes as pessoas acham caro seguir as normas contra incêndio, mas está aí o exemplo de que essas providências funcionam'', comentou. Até a tarde de ontem, as causas do incêndio ainda não haviam sido confirmadas.
Pouco antes dessa ocorrência, outra residência foi arrasada por um incêndio, dessa vez na Rua Takabumi Murata (Zona Sul). Uma casa de madeira, com área de aproximadamente 30 metros quadrados, teve perda total. A origem desse incêndio também era desconhecida até ontem.
O caso mais grave aconteceu na tarde de anteontem no Conjunto João Paz (Zona Norte). Mesmo com a chegada rápida dos bombeiros cerca de quatro minutos uma residência de alvenaria foi consumida pelo fogo e deixou uma vítima fatal. Cláudia Aparecida de Oliveira, 39 anos, morreu no local (leia mais nessa página). De acordo com o comandante-operacional dos bombeiros, o forro de madeira da casa contribuiu para a rápida propagação das chamas.
O capitão afirma que os quatro incêndios graves registrados nos últimos dias incluindo uma casa de madeira queimada na Vila Casoni (Zona Leste), na terça-feira não podem ser relacionados. ''Foi uma onda de azar. Não podemos relacionar esses casos com a seca, porque não estamos falando de terrenos baldios ou matas. A princípio, a causa está relacionada a algum fator humano, pois em todas essas residências havia pessoas'', observou. Ele recomenda cuidado redobrado com sistemas de gás, velas, fiações e sobrecarga elétrica.


