Se você tem mais de 20 anos, provavelmente já se fez a pergunta: por onde anda aquele amigo ou amiga dos tempos de colégio? No século em que a brincadeira de rua deu vez à Internet, que o rouge virou blush e problemas de moça se converteram em TPM, o Orkut e suas comunidades virtuais se consolidam como fio condutor para o reencontro.
Membro da Orkut há quatro anos, a dermatologista londrinense Aline Anizelli Borba matou as saudades, através de um clic no mouse, de muitos amigos que não via desde a infância. Descobriu que muitos casaram, terminaram a faculdade, tiveram filhos, mudaram de cidade.
Entre os muitos ''fulano quer ser seu amigo'' e ''beltrana lhe deixou um depoimento'', entre outras solicitações no Orkut, a dermatologista ficou rosada de alegria, mesmo, ao reencontrar a analista de marketing Radeli Leatti, com quem estudou e conviveu na infância e adolescência. ''O pai da Radeli tinha um comércio perto da minha casa e então estivemos por perto nessa fase de transição. Dividíamos músicas, paqueras, vivências, foi uma época muito feliz'', recorda Aline.
O pai de Radeli transferiu o endereço de seu comércio e Aline mudou de colégio. Veio a faculdade. As amigas de adolescência que dividiam confidências perderam o contato. Foram 12 anos de distanciamento. ''Com a faculdade - que no meu caso era integral - acabamos fazendo novas amizades. Comecei a namorar meu atual marido e seguimos para rumos diferentes'', afirma a dermatologista.
Radeli relembra do reencontro virtual. A dupla se reviu através dos perfis de amigos em comum e, da típica troca de recados, decidiu sair para jantar. O reencontro foi marcado via Orkut. ''Depois daquela reaproximação, explicando como estavam nossas vidas, atualizamos todos os acontecimentos e fofocas e parecia que aqueles anos todos não tinham feito diferença, tamanha intimidade que nos permitíamos conversar nos jantares.''
As reuniões deram tão certo que já renderam novas adesões. No aniversário de Radeli, Aline e a aniversariante combinaram de jantar com duas amigas que não viam havia mais de uma década. Os trâmites para a mesa à quatro? Pelo Orkut, é claro!
''Acreditamos que, com cautela, o Orkut está mais para amigo. É uma ótima agenda de aniversários, facilita preparativos para encontros - como aconteceu em nosso caso -, possibilita contatos com amigos distantes, além de bons contatos profissionais'', concluem.
Ainda longe dos 20 e poucos anos, a maringaense Ana Caroline Martinez, 17, foi outra a aproveitar das benesses do Orkut em prol dos amigos com que perdeu contato. Pudera: como já morou, além da Cidade-Canção, no Rio de Janeiro e acumula amigos em Londrina, São Paulo e Portugal, a moçoila faz da ferramenta sua aliada desde os 13 anos. E literalmente dá uma volta ao Globo, no universo do www.
''Além de me aproximar dos familiares, que moram nos quatro cantos do país, o Orkut me possibilitou encontrar pessoas que jamais imaginaria rever, amigos que estudei quando era pequena e que me trazem recordações'', revela Ana Caroline, que atualmente se divide entre o eixo Londrina-Maringá.

mockup