Anvisa intensifica controle
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de abril de 2009
Cláudia Palaci<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O controle sanitário nas portas de entrada e saída do Paraná, via mar ou ar, foi intensificado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), a exemplo do que vem sendo feito em todo o País, para monitorar o trânsito de passageiros entre o Brasil e países com casos já confirmados de gripe suína.
O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, já divulga por meio de alerta sonoro uma mensagem da Anvisa recomendando aos passageiros que se encontrarem com os sintomas da influenza (gripe) a procurarem imediatamente um posto da Agência no local. A mensagem é emitida a cada meia hora.
O apelo é uma estratégia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para incentivar a procura por ajuda médica em caso de sintomas e monitorar possíveis casos. Em todo o País, os 32 aeroportos internacionais, sob administração da Infraero, já contam com o alerta.
De acordo com a Anvisa não há distribuição de folhetos sobre os sintomas da doença no Aeroporto de Curitiba porque a cidade não recebe vôos diretos dos Estados Unidos, Canadá e México - países com casos comprovados. O material informativo está sendo fornecido em Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Manaus (AM).
No Porto de Paranaguá, no litoral paranaense, o controle sanitário por meio de triagem de doenças foi intensificado, segundo a Anvisa. É de praxe nos portos brasileiros o comandante da embarcação informar às autoridades de saúde em terra a existência de passageiros com qualquer tipo de doença para a remoção imediata e antes da atracação. Diante do alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre uma possível pandemia de influenza, o monitoramento está mais criterioso, informou a Anvisa.


