Antigas casas da Aeronáutica podem ficar com o Hoftalon
Superintendência de Patrimônio da União no Paraná confirmou que o processo de transferência está tramitando e deve ser concluído em 120 dias
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de abril de 2025
Superintendência de Patrimônio da União no Paraná confirmou que o processo de transferência está tramitando e deve ser concluído em 120 dias
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local 

Após negociações fracassadas com a Prefeitura de Londrina e o governo do Estado, as antigas casas da Aeronáutica, localizadas no jardim Aeroporto (zona leste), devem acabar ficando com a entidade filantrópica Hoftalon (Hospital de Olhos), que pode construir uma unidade no local. Moradores reclamam há muitos anos do estado de abandono dos imóveis, com acúmulo de lixo e mato alto, e presença frequente de moradores em situação de rua e usuários de drogas. Trata-se de uma área de cerca de sete mil metros quadrados.
Os imóveis foram recentemente repassados da FAB (Força Aérea Brasileira) à SPU-PR (Superintendência de Patrimônio da União no Paraná). O órgão do governo federal informou que já esteve em Londrina para uma reunião com a Prefeitura e o Hoftalon, sendo que a entidade “tem interesse no imóvel para construir o hospital de olhos naquela área e também um centro de atendimento às pessoas que vão para Londrina”.
“O processo de destinação para o Hoftalon já está tramitando nesta SPU-PR, após as tratativas que tivemos com a direção daquela instituição”, pontuou a Superintendência, que disse que o hospital também se comprometeu a fazer a manutenção no local, “para que o problema do mato e da invasão não perturbem mais os moradores da região”. O processo de transferência pode demorar até 120 dias.
Ainda não há detalhes sobre a avaliação imobiliária dos terrenos, que será feita pela SPU antes de ser cedida por 20 anos para a entidade, que dá prioridade ao atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Na semana passada, a Prefeitura de Londrina notificou a Aeronáutica - que ainda consta no cadastro de imóveis como proprietária das casas - para fazer a manutenção dos terrenos. O mato alto toma conta dos imóveis localizados entre as avenidas Santos Dumont e Paul Harris.

À FOLHA, a assessoria do Hoftalon disse que os imóveis ainda não foram repassados oficialmente para a instituição, mas confirmou que já cuidará das casas. “O Hospital fará a roçagem como uma iniciativa voluntária. Os orçamentos estão sendo feitos para que o serviço seja autorizado o quanto antes”, esclareceu em nota.
Para os moradores, a notícia de que a entidade pode assumir as casas foi recebida com alívio. Pode ser a solução para um problema que dura anos. “Acreditamos que com isso cesse o problema do bairro nesta região. Também haverá valorização da área, haja vista que um empreendimento desse porte pode trazer mais oportunidades para o bairro, com alguns comércios, tanto no ramo de alimentação quanto na área de óticas e outros ligados à especialidade de olhos”, disse Cirlete Marcondes de Oliveira Pelegrinelli, presidente da AMA (Associação de Moradores dos Bairros Novo Aeroporto e Jardim Caravelle).
Procurada para comentar a reunião e a possibilidade de cessão dos terrenos ao hospital, a Prefeitura disse que "quando a atual gestão manifestou interesse no imóvel, a Superintendência disse que estavam em conversas adiantadas com o Hoftalon. O município não se opôs a essa destinação". "Lembrando que no ano passado a gestão anterior desistiu de ficar com o imóvel", completou.


