O comportamento dos motoristas que tentam renovar a CNH antes do vencimento para evitar os impactos da resolução 168 é explicado pelo possível aumento de custos. Atualmente, a Ciretran cobra R$ 48,00 para a renovação da carteira, preço que deve aumentar em até 80%, com a alteração prevista para o ano que vem. No entanto, Loureiro alerta: antecipar a renovação da carteira também implica em aumento de até 25% nos custos do procedimento.
''Se uma carteira tem duração de quatro anos e uma pessoa quer renová-la depois de três anos, ele descarta doze meses de validade. O usuário não entende que ele antecipa a renovação, mas também antecipa o pagamento da taxa. Isso resulta em aumento de gastos da mesma forma'', avisou.
Independente da data em que a resolução deve começar a funcionar, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) deve atender à reivindicação dos proprietários de auto-escolas de Londrina, no que diz respeito à falta de estrutura da Ciretran para atendimento. Ainda neste ano, o departamento estadual espera providenciar a amplição da circunscrição de Londrina. Na manhã de ontem, a coordenadora de leilões do Detran, Sônia Cabral, esteve na cidade para organizar o pátio de veículos apreendidos pelo organismo e aproveitou para coletar informações sobre a necessidade de ampliação do prédio do Ciretran.
''O coordenador de unidades operacionais do Detran, Marcelo Belotti, está discutindo com a direção do Detran a ampliação de todas as Ciretrans, e Londrina deve ser a primeira beneficiada, devido ao porte da cidade. Uma reunião será promovida na semana que vem para definir como esta ampliação será feita'', disse Sônia.