Reconhecido como Unidade de Conservação desde 1994, o Parque Arthur Thomas, na zona sul de Londrina, possui extensa vegetação e um lago abastecido pelo Ribeirão Cambezinho, em uma área total de pouco mais de 85 hectares. O espaço é morada de animais como quatis, macacos-pregos, tatus, cotias, cágados, lagartos e diversas espécies de aves, incluindo garças, jacus e sabiás-laranjeira.

A presença deles é um atrativo à parte para os visitantes que têm movimentado os fins de semana no parque, após ser reaberto ao público em janeiro deste ano. O espaço permaneceu fechado desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19 e, depois, para a realização de obras.

Imagem ilustrativa da imagem Animais surpreendem visitantes no Parque Arthur Thomas
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Uma família de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) esteve pela primeira ver no Arthur Thomas na tarde deste domingo (4), na expectativa de ver os animais. “É um tipo de programa que a gente ama fazer em família e podemos dizer que acertamos na escolha. Demos uma volta pelo Lago e ainda encontramos macacos, garças, quatis e muitos peixes”, conta João Ricardo Miranda, na companhia da esposa e duas filhas.

Capivara "Capitu"

Na última sexta-feira (2), uma enquete promovida pela Gerência de Parques e Biodiversidade da Sema (Secretaria Municipal de Ambiente) deu nome à Capivara, monumento que fica em frente à lanchonete. O público foi convidado a sugerir nomes e a votar por meio do perfil de Instagram do Parque Arthur Thomas.

Imagem ilustrativa da imagem Animais surpreendem visitantes no Parque Arthur Thomas
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Dos 23 nomes sugeridos, o escolhido foi “Capitu”, que recebeu 537 votos de um total de 2.466. Agora, os próximos a ganhar nomes serão os monumentos da garça e do quati. O objetivo da Sema é aproximar o público das atividades e das redes sociais do parque.

Neusa Alves Rosa, por exemplo, já estava sabendo do nome escolhido para a Capivara e se animou para participar das próximas enquetes. “Foi uma ideia muito boa porque é também uma forma de a gente ficar mais 'conectado' com o parque. Nossa última visita aqui foi antes da pandemia. Poder voltar depois de tanto tempo e ver que o espaço está sendo cuidado e limpo, é um convite para voltarmos sempre”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Animais surpreendem visitantes no Parque Arthur Thomas
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A família já conhecia o parque, com exceção de Leonilda Ribeiro dos Santos de Oliveira, que logo no início do passeio teve uma boa surpresa. “Eu adoro bichos. Morei no sítio por muitos anos e aprendi a conviver com eles. Poder chegar aqui e encontrar macaquinhos fazendo toda essa festa já valeu a pena”, diz.

Para Elisete Dias, que estava apresentado o parque aos filhos, a presença dos animais também é um encanto à parte. “Eles chamam a atenção das crianças. Todo mundo adora”, afirma.

TRILHAS

Desde a reabertura do parque, algumas melhorias vêm sendo realizadas gradativamente, como roçagem do mato, manutenção das placas de sinalização, reforma do parquinho e desobstruções de trilhas. Atualmente, o parque está com três trilhas liberadas para visitação e outras quatro estão em processo de desobstrução.

Visitantes do parque destacaram o atrativo como uma boa opção de lazer nos fins de semana, mas cobram a reabertura da trilha em todo o seu percurso. Atualmente, o caminho segue bloqueado aos visitantes poucos metros após a entrada do mirante da cachoeira.

Evelin Gonçalves Ferreira, 34, conta que mora nas proximidades do parque e que sempre retorna na expectativa de poder mostrar toda a trilha para o filho, Felipe. No entanto, a frustração sempre se repete ao se deparar com a cerca fechada. “Desde que reabriu o parque, depois da pandemia, eu venho sempre com ele na esperança de poder caminhar até lá embaixo. É muito legal, porque a gente pode chegar até a usina”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Animais surpreendem visitantes no Parque Arthur Thomas
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A última a ser reaberta foi a trilha do Tatu, em maio deste ano. O trajeto de 1.200 metros de extensão oferece ao público a oportunidade de observar espécies de árvores nativas, em meio à mata. Outra expectativa é a reabertura da lanchonete, ainda neste ano. O espaço está fechado há três anos e o objetivo é torná-la mais atrativa aos visitantes, com novos horários de funcionamento de variedade de produtos. (Colaborou Celso Felizardo)

SERVIÇO: O Parque Municipal Arthur Thomas fica na rua da Natureza, 155, Jardim Piza, zona sul. A unidade funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e tem entrada gratuita.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1