Cães e gatos alojados no Cemsa (Centro Municipal de Saúde Animal) e também diversos tipos de pássaros, macacos e coelhos mantidos no Bosque Municipal de Apucarana (Centro-Norte) estão recebendo atenção especial para enfrentar as baixas temperaturas. Agasalhos, cobertores e iluminação especial com lâmpadas incandescentes são algumas das ações realizadas desde os primeiros dias de inverno antecipado.

Imagem ilustrativa da imagem Animais do canil e do bosque de Apucarana  têm proteção contra o frio
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Apucarana

Somente no Cemsa os cuidados especiais estão garantindo o aquecimento dos 183 cães e 150 gatos abrigados nas 32 baias e gatil instalados no local. “Nestes dias de frio intenso, providenciamos cuidados especiais para cães e gatos”, reforça o médico-veterinário João Pedro Correia, coordenador do Cemsa.

Todos os cães e gatos receberam roupinhas e também cobertas no interior das baias, além de lâmpadas incandescentes para aquecer os ambientes. “Roupas e cobertores são itens que têm bastante uso e desgaste, por isso estamos sempre renovando os estoques”, informa o veterinário.

LONAS E MADEIRAMENTO

No Bosque Municipal, de acordo com o secretário do meio ambiente Gentil Pereira, todas as gaiolas de grande porte receberam proteção de lonas plásticas. “Isso evita a passagem do vento e uma sensação térmica ainda mais baixa nestes dias de clima muito frio”, informa, acrescentando que as casinhas dos macacos prego e coelhos também receberam madeiramento na sua base e chapas de zinco (corta-vento) na entrada.

Imagem ilustrativa da imagem Animais do canil e do bosque de Apucarana  têm proteção contra o frio
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Apucarana

No bosque são mantidos, além dos macacos e coelhos, faisões, pavões e codornas e diversos tipos de pássaros de pequeno porte. “Lá também está em funcionamento, 24 horas por dia, uma câmera que pode ser acessada por toda a população pela internet, no endereço https://www.visiteapucarana.com.br/ao-vivo/. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1