Com a proximidade das primeiras frentes frias do ano, a Prefeitura de Apucarana (Centro-Norte) providenciou a instalação de cortinas em oito viveiros do bosque municipal. A técnica, que utiliza material plástico, tem sido desenvolvida anualmente pela secretaria municipal de Meio Ambiente para proporcionar aos animais proteção contra as condições climáticas características do inverno.

Atualmente, o local conta com faisões, pavões, galinhas exóticas, como a sedosa, polonesa e a Brahma; galinha d’angola; canários belga, periquitos e mandarins, codornas, perus, coelhos e macacos. Segundo explica o biólogo da prefeitura, Rodrigo Vida, as barreiras evitam que os animais fiquem expostos não apenas ao frio, mas também ao vento e chuva constantes. “Entre os animais do bosque, as aves são as que mais sentem os efeitos do clima nesta época do ano, sobretudo as de menor porte. Não que as maiores não sintam, mas elas conseguem reter mais calor”, esclarece.

Imagem ilustrativa da imagem Animais do bosque de Apucarana ganham proteção extra para o inverno
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Apucarana

JANELAS DE RESPIRAÇÃO

Os macacos, comenta o biólogo, não sentem tanto a estação pois têm o corpo coberto por pelos. “As pessoas acreditam que eles passam muito frio, mas não. No recinto em que estão, também não é indicado a cortina plástica pois são ágeis e arrancam facilmente, por isto utilizamos tela de zinco para servir como barreira protetora contra o vento e a chuva”, relata o biólogo.

Segundo ele, em todos os viveiros foram deixadas “janelas de respiração”. “Isso garante a sanidade dos animais, favorecendo a circulação do ar e evitando a proliferação de fungos que poderiam causar problemas de pele ou até mesmo pulmonares”, comenta.

As cortinas são fechadas ao entardecer e reabertas pela manhã. “Nos dias em que o tempo permanece muito frio ou com muita chuva e vento, elas ficam fechadas em quase sua totalidade, ficando apenas uma parte aberta para não prejudicar a visitação e atividades de educação ambiental”, explica Gentil Pereira, secretário municipal de Meio Ambiente, afirmando que a técnica utilizada pelo município desde a reabertura do bosque, em 2021, tem se mostrado eficaz. “Neste período não registramos nenhuma perda de animal em decorrência do frio”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Animais do bosque de Apucarana ganham proteção extra para o inverno
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Apucarana

VISITAÇÃO

Aberto à visitação de terça a domingo, das 10 às 17h, o bosque municipal de Apucarana tem hoje como principal foco a educação ambiental.

Criado em 1963 para preservar a mata remanescente, o Bosque Municipal de Apucarana tem uma área total de 28 mil metros quadrados. Está localizado na Rua João Antônio Braga Cortês, 523, no Jardim São Pedro. É um refúgio verde em pleno perímetro urbano de Apucarana.

Recebeu em 1999 o nome de “Bosque Municipal Mercedes da Silva Moreno”. Considerada “área inviolável” por lei municipal desde 1970, é um dos locais de maior visitação em Apucarana. Informações e agendamento para visitação guiada (educação ambiental) pelo telefone (43) 3423-0142, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)