A rede de voluntários chamada Amigos do Coração, de Londrina, está arrecadando material escolar para creches e escolas com alunos até o ensino médio.
Mensalmente, o grupo formado por 316 membros e liderado por pela funcionária pública Rosângela Fernandes Pessoa Lemes distribui doações para famílias e instituições carentes. Neste mês de fevereiro, o foco dos pedidos está em itens de uso escolar, já que o ano letivo está começando. "Para as crianças das creches (a partir de 3 anos) e as mais novas do ensino fundamental pedimos caderno de brochura com 96 folhas pequeno, caderno de desenho, folhas de sulfite, lápis de cor e giz de cera", lista a voluntária.

Outros itens solicitados são tesoura sem ponta, lápis preto, régua, borracha, apontador, cola e massa de modelar. As doações também são bem-vindas para alunos do ensino fundamental 2 até ensino médio. Para esta faixa etária, os cadernos universitários com 10 matérias são a principal demanda, mas também mochilas novas ou usadas, estojos e cadernos grandes de desenho podem ser doados.

A organização das coletas e entregas é feita por Lemes por meio de aplicativo de mensagens. O grupo de voluntários ajuda a encontrar doadores e se responsabiliza por entregar os materiais. As famílias são cadastradas, com nome completo, endereço e todo mês é elaborado um relatório dos atendimentos realizados. Em janeiro, foram 59 famílias atendidas com 106 benefícios entre alimentos, roupas ou itens especiais como remédios devidamente prescritos por médicos. Em fevereiro, antes da metade do mês, já estão contabilizados atendimentos a 20 famílias.

O Amigos do Coração não recebe dinheiro como doação. Segundo a fundadora, é uma forma de evitar fraudes. "Quando é um item especial, como remédios ou outras indicações médicas, conferimos a receita do que foi prescrito e pedimos para os doadores comprarem o produto e entregamos diretamente para quem está pedindo." Conferir pessoalmente a situação de quem pede ajuda é outra forma que o grupo tem de confirmar as informações recebidas.

Como o grupo não possui uma sede própria, as entregas, na maioria das vezes, são encaminhadas diretamente para quem está precisando. "Em minha casa não tenho como guardar todas as doações, por isso a entrega direta é mais rápida e facilita a distribuição". As doações que Lemes recebe em sua casa, por exemplo, são distribuídas em seguida , quando não está trabalhando.

No próximo sábado (16), o grupo promoverá o 3º Ação do Amor. Das 9h até 16h, o dia será de recebimento e retirada para todo o tipo de doação. Brinquedos, utensílios para casa, roupas, alimentos. Quem precisa pode ir buscar e quem quiser doar pode entregar os itens na rua Bartolomeu Bueno da Silva, 848, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina). Na última edição, foram doadas mil peças de roupas.

SERVIÇO - Mais informações sobre o Amigos do Coração na página no Facebook ou pelo fone (43) 99824-3833

Supervisão - Lucilia Okamura - editora de Cidades

mockup