Os 23 municípios que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) devem continuar efetuando o pagamento da taxa de iluminação pública à Copel. Segundo o presidente da associação, José do Carmo, prefeito de Cambé, a suspensão do pagamento não tinha sido discutida até ontem à tarde.
Já os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) decidiram pela suspensão do pagamento até que haja uma definição judicial sobre a cobrança do serviço. José do Carmo afirmou que por enquanto os prefeitos da Amepar estão agindo no sentido de pressionar os parlamentares para que votem rapidamente o projeto de emenda constitucional que está em tramitação no Congresso Nacional.
A legislação brasileira ainda não definiu de que forma será feita a cobrança do serviço. O projeto permite a cobrança através da fatura da energia elétrica ou do carnê de IPTU.
O presidente da Amepar afirmou ainda que taxa de iluminação pública hoje é uma questão de segurança e argumentou ainda que o valor cobrado não custeia apenas o consumo de energia, mas também propicia a ampliação e a melhoria do sistema de enegia elétrica.

mockup