Diante da lotação dos hospitais da região, a prefeitura de Alvorada do Sul (Região Metropolitana de Londrina) pretende decidir sobre novos decretos com medidas restritivas somente após discutir a situação em assembleia com os outros municípios da 17ª Regional de Saúde. A proposta é chegar a um consenso para que todos sigam a mesma estratégia de combate à Covid-19. A reunião está marcada para a tarde desta segunda-feira (15).

Imagem ilustrativa da imagem Alvorada do Sul vai participar de assembleia para decidir sobre novo decreto
| Foto: Olga Leiria - 08-08-2015

O secretário geral José Luiz Voltarelli afirmou que a cidade passa por aumento do número de casos nas últimas semanas e que todos os pacientes foram atendidos, mas conta que Alvorada do Sul depende das vagas dos hospitais de Londrina, que estão lotados. “Graças a Deus não perdemos nenhuma vida por isso. Tem demorado de um a dois dias para conseguir levar um paciente para lá”, afirma.

O Hospital Municipal de Alvorada do Sul é a única unidade de atendimento a pacientes com sintomas e/ou confirmação de Covid-19 da cidade. O secretário geral afirma que até o momento o hospital conseguiu receber o número de pacientes que chegam. Para evitar situação mais grave, o município fez a compra de mais cilindros de oxigênio. “Nós dobramos a nossa compra, o problema é que a empresa não tem mais cilindros. A gente comprou mais, estamos com uma reserva boa, mas se aumentar o número de caso podemos ter um problema”, afirma.

Voltarelli afirma que a cidade tinha uma média de 20 casos positivos no dia e que chegou ao número de 80 casos confirmados. Atualmente, o número está em 55 pessoas positivadas no dia. “Diminuiu, mas a luta é diária. Hoje à tarde, o nosso prefeito vai estar na reunião e vai acatar o que a maioria decidir. A gente acompanha, aquilo que for maioria, baseado em dados da saúde, por meio de pesquisa, a gente adere”, comenta. A assembleia foi convocada pelo Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema), cujo presidente é o prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Antônio Voltarelli.

Nas redes sociais, a prefeitura publicou nota oficial respondendo aos questionamentos sobre à medida de "lockdown" já instituída pelo município vizinho de Bela Vista de Paraíso. “Informamos o respeito à decisão tomada pela cidade vizinha, uma vez que os números do boletim epidemiológico ali se apresentam bem piores que os locais, todavia, iremos aguardar essa reunião já agendada desde a última sexta-feira (12)”, declara.

O secretário geral afirma que o município tem reagido bem às medidas restritivas e que a prefeitura tem realizado fiscalizações para garantir o cumprimento dos decretos. Para ele, a situação de Alvorada é diferente, pelo fato de receber visitantes nos finais de semana. “Nós temos muitas chácaras de lazer em volta da represa, recebemos muita gente de outras cidades que se deslocam para cá, mas temos orientado, fizemos campanhas de conscientização, fiscalizamos. Nossa orla é muito grande, dependemos de denúncias também”, declara. Sobre previsão de novas medidas, afirma: “Aqui, a gente vai preservar pela saúde do povo, porque também temos as nossas preocupações.”

BOLETIM

O último boletim informando a situação da Covid-19 na cidade foi divulgado no domingo (14), pela Prefeitura de Alvorada do Sul. O documento apresentou 511 casos confirmados e 12 óbitos desde o início da pandemia, além de registrar 37 pacientes suspeitos em isolamento.

Receba nossas notícias direto no seu celular.
Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.