Alva já reintegrou 500 pessoas ao convívio social
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de agosto de 1997
Maurício Borges Apucarana 
Odair StraliottiTerapiaOs internos participam de atividades práticas e de reuniões religiosasFundada há 20 anos por iniciativa de evangélicos, a Associação de Recuperação de Vidas em Apucarana (Alva) já contribuiu na reintegração social de 500 jovens e homens que viviam drogados ou alcoolizados. A entidade, mantida por várias denominações, não tem vínculo com nenhuma igreja e, nela, os internos participam de terapias ocupacionais e espirituais, com cultos e estudos bíblicos.
Todo o trabalho, atualmente coordenado pelo pastor Wilson de Santana, segue o exemplo do Movimento de Liberatação de Vidas (Molivi). Durante os nove meses do período de recuperação, os internos trabalham no trato de animais, cultivo de hortas e têm até uma escola profissionalizante para serralheiro.
Na parte espiritual, todos que estão lutando para superar vícios e participam de momentos de devoção e de estudo bíblico, entre às 10 horas e 11h30. Além disso, frquentam os cultos na própria capela da Alva, com a participação da comunidade evangélica do bairro.
Atualmente, a Alva mantém 15 internos, mas sua capacidade permite acomodação para até 40 pessoas. Cerca de 70% dos jovens e adultos que passam pelo nosso período de tratamento conseguem libertar-se dos vícios e são reintegrados ao convício social, assegura o pastor Santana.
A entidade cobra uma mensalidade de R$ 200,00 das famílias que podem pagar, mas a maioria dos internos tem sua estadia custeada pela própria Alva, que sobrevive de promoções e doações de empresas e da comunidade apucaranense.


