Marcos BorgesSOLIDARIEDADEEstudantes se despedem e embarcam para Poço Branco: no ano passado, através do projeto Universidade Solidária, eles conheceram a realidade nordestina. Agora, querem implantar ações para combater a miséria e o analfabetismo na região

Trinta alunos e professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) embarcaram ontem à tarde, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para o Rio Grande do Norte, onde vão implantar um projeto de educação popular na cidade de Poço Branco, localizada a 60 quilômetros de Natal. Os acadêmicos e professores fazem parte da ONG (Organização Não Governamental) Amigos do Poço Branco. O município tem 12 mil habitantes e muitas carências: das 1.600 famílias que vivem na localidade, 1.230 são indigentes. Além disso, mais da metade dos adultos é de analfabetos.
Os estudantes da UEL conheceram a realidade de Poço Branco em janeiro do ano passado, quando participaram do projeto Universidade Solidária, criado pelo Governo Federal. A intenção dos integrandes da ONG Amigos do Poço Branco é desenvolver trabalhos nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento rural e comunitário, aproveitamento de lixo e preservação do meio ambiente.
O grupo deve permanecer em Poço Branco durante um mês, aproximadamente. Mas alguns integrantes querem ficar por mais cinco meses, para trabalhar na conclusão de alguns trabalhos.

mockup