Alunos protestam contra ampliação de horário das aulas
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de abril de 2000
Guto Rocha
De Londrina
Os alunos do período noturno do Colégio Estadual Hugo Simas, no centro de Londrina, fizeram ontem à noite um protesto contra a ampliação da carga horária das aulas. Segundo o estudante, Fernando de Oliveira Silva, as aulas tiveram um acréscimo de cinco minutos, passando de 45 para 50 minutos. O problema é que a maioria dos alunos do período noturno depende de ônibus e o chegam tarde em casa.
Silva afirmou que os alunos não têm sentido diferença em termo de qualidade de conteúdo das aulas com o aumento da carga horária. Não são cinco minutos a mais que vão resolver o problema da educação, comentou. O estudante afirmou ainda que o estudantess fizeram um abaixo-assinado com 450 assinaturas para entregar ao Núcleo Regional de Ensino. Já entregamos duas cópias e até agora não tivemos resposta.
A diretora geral do Hugo Simas, Ubiracy Moreira Silva, reconheceu a dificuldade dos alunos, mas afirmou que o colégio segue orientações do Núcleo Regional de Ensino. Com os cinco minutos a mais o professor compensa o tempo perdido com as chamadas.
A chefe do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, Maria Genoveva Belucci, afirmou que a ampliação do horário foi determinada pela Lei de Diretrizes Básicas, que regula o ensino médio e básico. A lei federal foi criada em 1996, e está sendo aplicada desde 1997. Em Londrina todos os colégios já estão adequados à esta lei.