Alunos pagam 'pedágio' para chegar à escola
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de maio de 2002
Emerson Dias<br>Reportagem Local 
Adolescentes da zona sul de Londrina estariam cobrando R$ 1,00 para deixar de agredir alunos e roubar as bolsas deles. A denúncia é de estudantes, pais e da direção da Escola Estadual Vani Ruiz Viessi, localizada no Conjunto São Lourenço. Ontem, o diretor da escola, Claudinei Postali Stachetti, levou a denúncia de uma mãe ao comando da Polícia Militar. ''Já tivemos alguns depoimentos de estudantes, mas foi a primeira vez que ouvimos um caso diretamente de uma mãe'', afirmou Stachetti. ''Temos que acabar com isso o mais rápido possível, antes que vire norma no bairro'', alertou. Ele lembrou que o pedágio cobrado do estudante D., 11 anos, aconteceu fora da escola.
A autônoma V.L.S., mãe do menino e que pediu para não ser identificada, disse à Folha que o filho foi ameaçado anteontem, quando voltava da escola para casa. ''O delinqüente parou meu filho e pediu o dinheiro, caso contrário iria tomar a bolsa dele. Não foi ele quem contou o fato. Eu vi com os meus próprios olhos'', destacou a mãe, assustada com a intimidação em frente da própria casa.
A autônoma também disse que uma funcionária da escola viu um adolescente caminhando pela rua portando uma faca. A reportagem foi até a escola ontem e confirmou a presença de jovens circulando em frente ao estabelecimento.
Stachetti mostrou os muros que foram erguidos para evitar que pessoas suspeitas entrem no pátio da escola. Ele disse ainda que enviou um ofício para o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), pedindo a volta da Patrulha Escolar.
''Estamos organizando um encontro entre associações de moradores da região, pais e professores das demais escolas, Conselho de Segurança e a própria PM. Temos que inibir a ação de pessoas estranhas nos colégios'', alertou o diretor. Segundo ele, a presença de soldados perto da escola, durante a manhã de ontem serviu para intimidar suspeitos.
O comandante do 5º BPM, tenente-coronel Rubens Guimarães, informou que está estudando a volta da patrulha nas escolas, projeto que era realizado até o final do ano passado e que consistia em promover visitas surpresas em colégios. Guimarães também confirmou que viaturas foram enviadas ontem e anteontem ao Jardim São Lourenço, na tentativa de reforçar a segurança local.


