O projeto FisioArte, do curso de Fisioterapia da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) tem colocado em prática o ditado popular “a união faz a força”. Estudantes, professores e parte da comunidade estão se mobilizando para contribuir para o controle da propagação do novo coronavírus.

Desde domingo (5), o grupo vem confeccionando máscaras de tecido para serem distribuídas gratuitamente. “Pensando na dificuldade de acesso de parte da população, decidimos confeccionar máscaras de algodão e tnt, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, para distribuir para pessoas das cidades onde os alunos integrantes do projeto residem, já que nesse período de quarentena todos estão em suas casas”, conta a professora Ana Carolina Tsunoda Del Antonio, coordenadora do projeto.

As máscaras serão distribuídas junto com cestas básicas que escolas levarão às famílias, aos funcionários de Asilos, para que possam utilizar durante a rotina de trabalho; em supermercados e locais públicos, onde todos possam ter acesso sem custo nenhum. Antes de serem distribuídas, a professora destaca que as máscaras “serão devidamente lavadas e higienizadas, seguindo também as orientações do Ministério da Saúde”.

Além dos acessórios, o projeto de extensão dá orientações para o uso das máscaras, higienização e conscientização, por meio das redes sociais @projetofisioarte (Instagram) e Projeto Fisio Arte (Facebook).

Ajuda

Para começar, o grupo contou com materiais cedidos pelos próprios estudantes e também arrecadados em doações em seus municípios, mas agora o grupo está arrecadando tecidos de algodão, tnt e elástico para confecção das máscaras. Para a embalagem das máscaras, também são necessários saquinhos de celofane ou plástico para separação unitária. Dentro de cada saquinho, haverá um aviso com instruções de uso e lavagem.

O FisioArte conta com a ajuda de 21 alunos dos municípios de Jacarezinho, Bauru, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Antonio da Platina, Cândido Mota, Nova Olímpia, Assai, Itaporanga, Guareí, Ourinhos, Santa Mariana e Conselheiro Mairinck.

Kharla Wanessa Maciel Barbim, do 4º ano de Fisioterapia, fala do trabalho realizado pelo grupo e partilha sua felicidade. “Com a doação de máscaras, vejo mais ainda o quanto é importante o nosso projeto. Espero de coração que inspire várias pessoas para espalhar o bem por aí. Estou feliz!”.

O projeto realiza semanalmente oficinas de artesanato com idosos do Asilo São Vicente de Paulo de Jacarezinho, porém, durante esse período de quarentena, pela impossibilidade de continuidade do projeto, o grupo deu início à produção de máscaras.

SERVIÇO - Para doar tecido de algodão ou tnt, elástico e saquinhos de celofane ou plástico entre em contato pelas redes sociais ou pelo e-mail [email protected].