Cerca de cinco mil alunos do 2º e 3º anos (com idades entre 7 e 9 anos) retornam às aulas presenciais na rede municipal em Londrina na próxima segunda-feira (16). As atividades presenciais envolvem 50% dos alunos, pois foi adotado o formato híbrido e escalonado, ou seja, alternando metade de cada sala entre ensino remoto e presencial. O retorno é facultativo.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos do 2º e 3º anos retornarão às aulas presenciais em Londrina
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

Eles se somarão aos outros cinco mil alunos do 4º e 5º anos e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que frequentam as aulas presencialmente desde o dia 2 de agosto.

ATÉ FIM DE AGOSTO

No dia 23 de agosto está previsto o retorno de 7,5 mil estudantes do P4 (infantil), P5 e 1º ano e no dia 30 deste mês mais 7 mil crianças de 0 a 3 anos, sendo 3,5 mil em cada período. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que todos os alunos, de todos os anos regulares, estejam estudando em formato híbrido até o final de agosto.

Para o retorno presencial, foi estabelecido um Plano de Biossegurança que deve ser seguido por todas as escolas da rede. Cada unidade definiu seu próprio planejamento, contendo diretrizes gerais e outras personalizadas, conforme a realidade e estrutura de cada local, em consonância com os protocolos de funcionamento estabelecidos pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde. O documento define medidas de segurança, sanitárias e de organização interna para garantir um retorno mais seguro.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ressaltou que todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 estão sendo seguidas pelas unidades de ensino. A secretaria distribuiu cinco máscaras para cada criança acima de três anos de idade, totalizando quase 200 mil peças. Também está garantindo o distanciamento social e disponibilizando álcool gel nas unidades e oferecendo a merenda de forma individualizada.

PROGRAMA DE ESTUDOS

Os alunos que permanecem estudando em casa recebem um programa de estudos, para que possam realizar suas atividades individualmente. Além disso, todas as crianças são acompanhadas por um professor, remotamente, que está disponível para atendê-las por meio de ferramentas como o Google Classroom ou WhatsApp. (Com informações do NCom)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1