Encontrar vagas para estacionar em Londrina não é tarefa fácil. Além da disputa normal, motoristas têm que enfrentar agora o guardador de vagas que, portando um cone ou uma motocicleta, dificulta o estacionamento dos não-clientes. Estudantes de um curso preparatório da Avenida Juscelino Kubitschek (Área Central), reclamam que a prática tornou-se comum nas raras vagas disponíveis.
Segundo uma estudante que pediu para não ser identificada, os seguranças de um restaurante vizinho colocam cones e cavaletes nas vagas e, caso o motorista consiga driblar os obstáculos, ainda solicitam, de maneira não muito educada, a retirada dos veículos. ''É um absurdo que um restaurante utilize uma via pública como estacionamento particular'', afirmou.
Depois de algumas brigas com o segurança, a estudante abriu mão de estacionar no local e passou a deixar o carro em uma das travessas próximas. ''Para não arrumar mais confusão deixei para lá, resultado, meu carro foi arrombado e perdi meu toca-CDs'', reclamou.
O gerente de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Álvaro Grotti Júnior, afirmou que a postura do restaurante é passível de infração, pois fere o Código de Posturas do Município. ''Isso é totalmente ilegal, só existe reserva de vagas em caso de mudanças e isso com prazo pré-determinado e autorização da CMTU'', comentou.
O proprietário do restaurante, Valter Ney, negou que realize tal prática. Segundo ele, só há reserva nas vagas de recuo (sob a calçada) que foram alugadas das lojas a que pertencem. Ele afirmou também que cede esses espaços para os alunos do cursinho. ''A maioria das pessoas respeita e, quando precisa, nos pede e cedemos sem problema. Somos educados'', garantiu.

mockup