Imagem ilustrativa da imagem Alunos de Sertanópolis criam aplicativo para estudo do Universo
| Foto: Divulgação

Sertanópolis - Alunos da sala de recursos para estudantes com altas habilidades e superdotação do Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina), desenvolvem um aplicativo que ajuda a descobrir o universo e os astros – o Astro Quiz.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos de Sertanópolis criam aplicativo para estudo do Universo
| Foto: Divulgação

“Vimos que muitos alunos tinham dúvidas, mas também interesse em aprender mais a sobre o espaço. Foi então que fizemos todo um estudo em cima desse tema, criamos conteúdos de estudo sobre o espaço, o universo, e assim chegamos ao nosso Astro Quiz - Aplicativo Pedagógico, interativo e multidisciplinar de astronomia para alunos da educação básica”, explica Leandro Nunes, aluno do 3º ano do Ensino Médio.

Em 2018, orientado pela professora Francislene Ramos, Nunes participou de uma feira científica com sua colega Caroline Bavati de Campos, apresentando um projeto que ajudasse estudantes a aprender mais sobre os astros. A ideia deu tão certo que em 2019 produziram o aplicativo e agora, em 2020, estão testando o app em diferentes plataformas para o uso de mais alunos. “Eu cuido da parte de programação, design do produto e exatas. A Caroline cuida da parte teórica e elaboração de conteúdos. A professora nos orienta em todo o processo e estamos tendo bons progressos”, explica. “Acompanhar o desenvolvimento do projeto Astro Quiz tem sido muito importante para mim. Ver o comprometimento e o progresso dos meus alunos é também muito gratificante”, disse a professora.

Para Campos, o Astro Quiz tem um diferencial quando comparado a outros projetos acadêmicos de estudo dos astros. “Nós já encontramos aplicativos parecidos com o nosso. Porém, não apresentam todas as funções que este. Esse foi mais um motivo para iniciarmos esse projeto, agregar mais funções nele”, afirmou.

A ferramenta ainda está em fase de testes. Seu atual modelo está em processo de avaliação e modernização e o plano é disponibilizá-lo nas plataformas do App Store já em 2022.

O projeto científico Astro Quiz já ganhou diversos prêmios em várias feiras de ciências regionais e nacionais, entre as quais a FIciências, em Foz do Iguaçu, em 2018; a Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia – Feparcit, em Cascavel (2019); a feira Mocica, no Ceará (2019); o Sitec, Simpósio Interativo de Londrina (2019) e o Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung (2020). (Com informações da ANP)