''O mais legal foi descobrir um pouco mais sobre a história política de Londrina. Fizemos muita pesquisa em publicações de jornais, livros e na internet. Acho que a pesquisa nos instiga a aprender cada vez mais''. Essa é a visão de Juliana Malagutti, 17 anos, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Sesi de Londrina.
Juliana participou com os colegas Eric Campos Abreu Fernandes e Rodrigo Kuerten, ambos com 15 anos, da 4 Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e reconhecida como uma iniciativa única na área de ciências humanas em todo o Brasil. Ao todo, foram 50 mil participantes de todo o país. O grupo, nomeado ''Fi-lo porque Qui-lo'', foi premiado recentemente com medalhas de bronze, ficando entre os 50 melhores dos 300 grupos finalistas.
Com o tema ''Conflitos na história'', todos os participantes tiveram que criar uma reportagem fundamentada em pesquisas. ''Nossa material foi sobre o Movimento Pé-Vermelho, que fala da cassação do ex-prefeito Antônio Belinati em 2000. Escolhemos esse tema porque queríamos abordar a questão da corrupção'', diz Rodrigo. Na sua opinião, ''antes, o londrinense tinha mais participação política e hoje em dia as pessoas se esqueceram de lutar pelos seus direitos''.
Para Eric, que na época da cassação era criança e, portanto, não sabia de todos os acontecimentos políticos da cidade, ''foi ótimo conhecer toda a história, porque minha família comentava muito sobre os escândalos, mas eu não entendia''.
A orientadora da disciplina de História do Sesi, professora Natália Gejão Diaz, observa que a atividade foi importante para os alunos aprenderem o trabalho de um historiador e afirma que a proposta da Olimpíada vem de encontro à etodologia do colégio. ''As aulas funcionam como oficinas de aprendizagem. Os estudantes trabalham sempre em grupo, discutindo e pesquisando temas, relacionando o passado com o presente. A ideia de integrá-los para estudar o conteúdo também tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico'', conta Natália, que também utiliza imagens, pinturas e documentários como complementos do livro didático. ''Também realizamos atividades de campo, com visitas a locais históricos da cidade'', completa. Os três alunos premiados são bolsistas, patrocinados pela indústria. Eric Campos é bolsista pela Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL), Juliana pela Aramóveis e Rodrigo, da Pa-Uba Artefatos de Madeira. (M.O.)

mockup