Alunos de direito farão provas para UEL domingo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de junho de 2003
Fernanda Bressan<br> Reportagem Local 
Os 479 candidatos que se inscreveram a uma das 27 vagas ofertadas para a transferência externa do curso de direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL) devem fazer novas provas neste domingo. O primeiro teste, realizado no dia 18 de maio, foi anulado pela reitora da UEL, Lygia Puppato, após serem constatadas irregularidades na prova.
Uma comissão formada para averiguar a possível fraude apurou que três alunos de uma mesma faculdade particular tiraram nota 10, valor muito acima da média dos concorrentes, que foi de 4,57. Os 100% de aproveitamento foram considerados improváveis, segundo a análise pericial feita pela doutora em estatística e professora do departamento de matemática aplicada, Tiemi Matsuo. Além dos três estudantes serem da mesma faculdade, eles fizeram a prova na mesma sala e não tiveram sete das disciplinas cobradas no exame. Dois deles eram parentes, sendo que uma é filha de um funcionário da UEL que está sendo investigado, através de processo administrativo disciplinar. Os três estudantes concorriam a vaga para o 3º ano do curso.
O diretor pedagógico da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Luiz Rogério Oliveira, disse que todos os inscritos poderão fazer as provas, incluindo os que faltaram ao primeiro teste e os três envolvidos na possível fraude. Ele garatiu que as questões para a nova prova estão sendo elaboradas dentro da Copese para garantir o maior sigilo possível. O resultado deve ser divulgado até o dia 2 de julho. ''Vamos processar o resultado o mais rápido possível para que os alunos se integrem às turmas o quanto antes'', salientou.
A prova começa às 14 horas, no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UEL.


