Alunos da zona leste dão lição de solidariedade
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Simoni Saris<br>Reportagem Local 

Numa época em que tanto se fala sobre consumo responsável, sustentabilidade, desigualdade social e solidariedade é inevitável para professores abordar esses temas em sala de aula. E quanto mais cedo esses conceitos forem incutidos nos alunos, mais chances elas terão de tornarem-se adultos conscientes e que farão a diferença no meio em que vivem. Foi a partir da discussão dessas questões durante um projeto de leitura que estudantes da Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior, no Conjunto Guilherme Pires (zona leste de Londrina), decidiram promover uma campanha de arrecadação de brinquedos usados para serem doados a uma instituição de caridade.
As professoras responsáveis pelo Projeto Palavras Andantes na escola, Simone dos Santos Cardoso de Lima e Rosângela Maria Rodrigues, apresentaram às crianças o livro Brinquedos, do autor e ilustrador André Neves. A obra é uma narrativa visual que conta a estória de um casal de irmãos que recebe de presente de seus pais uma boneca e um palhaço e, após se divertirem com os brinquedos, eles vão parar no lixo de onde são resgatados por duas crianças pobres que trabalham em um lixão. Após serem restaurados, a boneca e o palhaço voltam a divertir os novos donos.
Motivados pelo pensamento de que o que não serve mais para um pode fazer a alegria de outro, os alunos arregaçaram as mangas e iniciaram uma campanha solidária que mobilizou todos os cerca de 400 estudantes da escola, além de professores e funcionários. Os brinquedos já foram separados por categorias e embalados e serão doados nos próximos dias a um centro de educação infantil filantrópico que atende crianças carentes da zona leste.
"Quando mostrei o livro para as crianças, a minha ideia era propor a elas uma campanha, mas antes que eu fizesse isso, uma aluna sugeriu que todas as turmas se unissem para arrecadar os brinquedos", contou Simone. "O que me comove é que muitas das crianças que doaram também são carentes. Elas entenderam a reflexão proposta pelo livro e responderam de forma bem positiva."
"Tem muitas crianças que no Natal não ganham nada. Quando eu vi o livro, pensei que existem muitas crianças que não têm brinquedos, mas com a campanha elas vão ganhar um presente. Eu fico feliz porque no Natal eu sempre ganho presente e é triste ver todo mundo ganhando e você não", disse Ian Ravagnani Lauro, de 9 anos, aluno do 3º ano. "Eu trouxe uma boneca. Achei legal a ideia porque ela vai ser levada para uma entidade e as crianças vão poder brincar. Fico feliz de doar", comentou Bianca Gabrielly Francisco de Moraes, de 12 anos, aluna do 5º ano. "Eu achei muito legal porque todo mundo colaborou", acrescentou Gabriela Fernanda de Oliveira, de 9 anos, que está no 3º ano.
A colaboração dos alunos não surpreendeu a diretora da escola, Ivete Pimentel. Segundo ela, a instituição sempre promove outras campanhas para arrecadar doações e alunos e pais costumam ser sempre bastante participativos. Mas o que chamou a sua atenção, disse a diretora, foi ver crianças mudarem de lado em época de Natal, quando geralmente estão focadas nos presentes que irão receber. "A criança tende a querer ganhar e foi uma coisa gostosa ver essa campanha que partiu deles. Eles tiveram a iniciativa de dar o presente para o outro. Eles pegaram o espírito do Natal, que é doar ao outro. Tem que se doar e não só ganhar. Colocaram à frente o lado humano, o ladro fraterno. Desde a primeira infância eles estão percebendo como é bom doar", declarou Ivete.


