A vida universitária para muitos ingressantes nos cursos do CTU (Centro de Tecnologia e Urbanismo) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) está começando de forma inesperada. Com o “trote solidário”, eles estão participando nesta primeira semana de aulas, de ações em prol da comunidade como uma forma de integração entre as turmas e um exercício de cidadania.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da UEL ajudam creche da zona leste de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

Essa recepção envolve a Atlética 21 de Agosto e é organizada por estudantes do 2º ano dos cursos de engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia agronômica e arquitetura e urbanismo, que compreendem que “o trote vexatório, a partir de ‘brincadeiras’ e exposição dos novos alunos, não agregam em nada. E a ideia de ir para a comunidade externa é porque muitos não têm a noção de mundo além do que estão acostumados a viver”, conta Giovanna Alves Clementoni.

Ela cursa o 2º ano de arquitetura e urbanismo e acompanhou um grupo de 30 novos alunos do curso até o conjunto Mister Thomas (zona leste), na manhã de quarta-feira (4). A “missão” dada aos novos universitários era doar 21 litros de tinta e promover brincadeiras com as 60 crianças atendidas no CEI (Centro de Educação infantil) Guiomar Moreira.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa porque ficamos meio que isolados no bairro e essa falta de visibilidade acaba tornando as ações voluntárias quase que raras por aqui. E as dificuldades são inúmeras. Se todos pensassem e agissem assim, muitas instituições como a nossa seriam ajudadas”, comentou a diretora Rosimeire Mangili.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da UEL ajudam creche da zona leste de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

O CEI Guiomar Moreira existe há mais de três décadas e integra uma rede de cinco creches filantrópicas, atendendo crianças de 1 a 3 anos de idade. As doações de tinta ajudarão a dar um colorido para os muros internos e a sala de aula do C3.

“Todo mundo acaba se beneficiando. Eu não conhecia o bairro e agora fico feliz em ter a oportunidade de conhecer essa escola e ter contato com essas crianças, pois elas transmitem amor e uma energia muito positiva”, diz o novo aluno do curso de arquitetura e urbanismo, Clebson de Oliveira, 23.

Outra ingressante no curso é Carolina Aleixo, 22. Ela deixou de estudar engenharia civil na Unesp (Universidade Estadual Paulista) para fazer arquitetura e urbanismo na UEL. "Já tinha participado de um trote solidário para arrecadar brinquedos. Estou achando muito boa essa ideia de nos inserir na comunidade. Acredito que é a melhor forma de começar as aulas", diz.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da UEL ajudam creche da zona leste de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

Nesta quinta (5), a partir das 14h, é a vez dos ingressantes dos cursos de engenharia elétrica e de engenharia civil conhecerem a creche. Eles irão participar com mais doações de tinta, além de mão de obra. Parte dos materiais foi comprada pela comissão de formatura dos alunos, enquanto outros foram doados pela coordenação de curso e por uma empresa privada.