Giovani Ferreira
De Curitiba
O número de estudantes da Região Metropolita que procuram as escolas municipais de Curitiba é cada vez maior. Em alguns estabelecimentos eles representam entre 20% e 40% do total de matrículados. A justificativa está na busca por uma melhor qualidade de ensino. Os pais de desses alunos entendem que os colégios da capital oferecem mais recursos didáticos e pedagógicos para a formação dos seus filhos.
Essa prática é comum principalmente nas escolas dos bairros mais afastados do centro. Muitas vezes esses bairros fazem divisa com municípios metropolitanos, facilitando assim o acesso dos estudantes. Na Escola Municipal Eni Caldeira, no Bacacheri, os alunos dos municípios da região somam entre 20% e 30% do total de matriculados. São estudantes de Colombo, Campina Grande, Quatro Barras e Pinhais.
Na escola existem 180 vagas de manhã e 120 no período da tarde. No priemiro dia de matrícula para o ano letivo de 2000 foram esgotadas todas as vagas matutinas. A coordenadora administrativa da escola, Cláudia Cresto, entende que essa realidade é difícil não somente para a escola, como também para os alunos de fora. Quando alguns ficam em recuperação, existem problemas como o transporte e os horários, uma vez que as conduções escolares coletivas operam somente durante o ano letivo normal.
Outro questionamento diz respeito a disponibilidade de vagas. Os alunos de outras cidades acabam preenchendo uma vaga que poderia ser destinada a um estudante que mora próximo da escola. De acordo com Cláudia Cresto, são comuns os casos onde crianças que moram perto da escola, precisam procurar vaga em colégios mais distantes. Isso acaba dificultando inclusive o trabalho de planejamento de vagas nas escolas.
No entanto, nada impede que alunos de outras cidades estudem em Curitiba. O processo de seleção não estabelece nenhum critério de preferência. Quem chegar antes leva a vaga. A Secretaria Municipal de Educação informou que nenhuma escola vai recusar estudantes de outros municípios, apesar desssa situação contrariar a recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que orienta os pais a matricularem seus filhos em um colégio próximo ao local onde moram.
A secretaria também admite que a demanda de alunos de outras localidades afeta o atendimento aos estudantes de Curitiba. Algumas escolas deixam de ofertar o pré-escolar para abrir novas turmas do ensino obrigatório de 1º Grau.

mockup