As 44 unidades municipais de educação de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) retornam às aulas nesta segunda-feira (26). As atividades foram suspensas no dia 19, quando um atirador invadiu e matou dois alunos do Colégio Estadual Helena Kolody (centro).

Segundo informações da prefeitura, para o retorno, será seguido o Protocolo de Segurança Municipal - Decreto Nº 374 e demais procedimentos de conduta que visam o cuidado e proteção das crianças. A norma é seguida desde o início de maio nas unidades municipais, e visa restringir a entrada de pessoas que não compõem a comunidade escolar nas escolas.

Para isso, os pais passam a deixar e buscar os filhos nas escolas e solicitações de documentos serão feitas através da agenda das crianças ou por telefone

A prefeitura irá criar a Central de Vagas, com espaço específico para inscrição das crianças aos Centros Municipais de Educação Infantil, também visando diminuir o fluxo de pessoas nas escolas. Reformas estruturais, com aumento de muros, colocação de grades e cercas elétricas, por exemplo, também serão feitas. . Até o acesso de prestadores de serviços deve ser feito da forma correta.

Além disso, foi divulgada uma cartilha aos diretores com recomendações para ações não só na próxima segunda-feira, como também na sequência do ano letivo, para professores, pais e responsáveis. O documento visa dar mais segurança e acolhimento, com recomendações para organização do ambiente, monitoramento das crianças em celulares e vida digital, aproximação com a escola e forças de segurança, entre outros itens.

LEIA TAMBÉM:

= Passo a passo do ataque à escola de Cambé

“Eu sei que a ansiedade e a preocupação é de todos, passa por nós, principalmente, porque somos muito responsáveis com as crianças. Mas peço para que os pais acreditem que estamos trabalhando muito para poder tornar cada vez mais seguro o nosso espaço", afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, Estela Camata.

"Nós temos as nossas limitações para que as coisas aconteçam da noite para o dia, mas já existe um planejamento estrutural para isso. O lugar da criança é na escola, é ali que nós vamos garantir o futuro dessas crianças, então não desistam disso, não deixem de acreditar que estamos ali para cuidar de tudo da melhor forma possível, não só pedagogicamente, mas também da segurança de cada uma delas”, acrescentou a secretária. Camata e o prefeito Conrado Scheller participaram de uma reunião na sexta-feira (23) com coordenadores e diretores das unidades escolares para discutir o planejamento da volta às aulas.

O tenente da Polícia Militar Bruno Franceschet destacou que na próxima segunda-feira haverá um reforço no policiamento nas escolas, com maior efetivo na entrada e saída dos alunos, viaturas fora de ocorrência fazendo patrulha próximo das unidades, contato mais próximo com diretores e professores, maior interesse nas exigências de segurança pública e atenção total. O prefeito também comentou que conversou com o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Hudson, para contar com o apoio da Guarda Escolar, além de um reforço da PM dada a situação ocorrida no município, e que ao longo do próximo mês ouvirá os profissionais da educação e ver o que pode ser melhorado.

REDE ESTADUAL

As aulas na rede estadual de Cambé foram retomadas com baixa adesão de alunos, na última quinta-feira (22). A exceção é o Colégio Helena Kolody, cujas atividades estão previstas para voltar nesta segunda.

(Com informações da Secom Cambé)