Imagem ilustrativa da imagem Alunos carentes da rede municipal de Londrina ganham celulares e tablets
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Estudantes de 23 escolas municipais de Londrina, que enfrentam dificuldades de acesso às ferramentas digitais para acompanhar as aulas remotas, começaram a receber doações de aparelhos celulares e tablets nesta segunda-feira (14). A entrega oficial aconteceu na Escola Municipal Anitta Garibaldi, na Vila Fraternidade (zona leste).

Ao todo, são 595 aparelhos celulares e tablets doados pela Receita Federal, por meio do projeto Conectando Vidas. "É um projeto idealizado pela Vara da Infância e Juventude, com base na experiência de outras comarcas. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação e realizamos hoje a entrega de um grande volume de equipamentos", comenta a juíza da Vara da Infância e Juventude, Camila Tereza Gutzlaff Cardoso.

O objetivo da ação é promover a equidade no processo de escolarização não presencial dos estudantes em situação de vulnerabilidade. Assim, com os aparelhos em mãos, as crianças poderão acessar às aulas e às atividades repassadas pelos professores e equipes pedagógicas.

Leia também: Prefeitura prorroga suspensão das aulas e amplia número de alunos em sala

Os eletrônicos doados pela RF são resultado das operações de apreensão de mercadorias. Somados, os quase 600 aparelhos chegam ao montante de R$ 481.676,76. "Não sabemos até quando vai a pandemia (de Covid-19) e até quando vamos ter que continuar com essas restrições tanto nas aulas quanto nas outras atividades econômicas. É por isso que temos que buscar maneiras de atender as crianças, para que tenham acesso à educação. Foi feito um mapeamento nas escolas e a maioria dos alunos atendidos são de famílias com três ou mais crianças e assim, todas elas vão poder se beneficiar", afirmou o prefeito Marcelo Belinati.

De acordo com a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, as escolas que estão recebendo os equipamentos são aquelas que ainda não conseguiram atingir as metas de aprendizagem do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). "Nessas unidades, as equipes gestoras selecionaram cerca de 25 alunos que não conseguem se conectar. Muitas famílias dessas não têm nenhum aparelho celular em casa, que possa ser usado no estudo, por isso, agora, elas receberão um. Temos a necessidade de atender todas as crianças que têm dificuldades, mas dependemos de doações", ressalta.

Também foram doados tablets para abrigos vinculados à secretaria municipal de Assistência Social. Foram beneficiados nesta etapa do projeto o Nuselon, MMA (Ministério de Missões e Adoração) e o Lar Anália Franco. As escolas que vão receber os equipamentos são as escolas municipais Américo Sabino Coimbra; Anitta Garibaldi; Armando Rosário Castelo; Atanazio Leonel; Carlos Zewe Coimbra; Claudia Rizzi; Elias Kauan; Eugenio Brugin; Geni Ferreira; Irene Aparecida; John Kennedy; José Gasparini; Juliano Stinghein; Mari Carreira Bueno; Maria Candido Peixoto Salles; Maria Irene Vicentini Theodoro; Nara Manella; Noemia Malanga; Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti; Osvaldo Cruz; Salim Aboriham; Tereza Canhada Bertan e Zumbi dos Palmares.

CAMPANHA

Além dos equipamentos da Receita Federal outros 10 aparelhos foram dados pela população. Eles foram formatados e entregues aos alunos. O projeto Conectando Vidas segue arrecadando telefones celulares, computadores e tablets da comunidade. Todos serão formatos por uma equipe da Prefeitura e irão beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser feitas na própria secretaria municipal de Educação. (Com N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.